Mais buscados: MeI CRÉDITO SEI Boas praticas Consultoria
Da Redação
Uma parceria que contribuirá para a competitividade das indústrias da Serra Gaúcha e desenvolverá a cultura de cooperação em Caxias do Sul. Esse é o principal objetivo do Termo de Cooperação, que foi assinado na sexta-feira, 7 de fevereiro, em Caxias do Sul. A iniciativa prevê a realização de melhorias do ambiente de negócios de toda a região.
O projeto foi promovido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS), juntamente com Sebrae, Instituto Hélice, Senai, Sesi, CENEX e UCS, que serão responsáveis por diferentes frentes do projeto, de acordo com a expertise e atuação de cada. O SIMECS fornecerá conhecimentos e serviços, conectando os parceiros às necessidades de suas empresas.
O Sebrae RS prestará capacitação e consultorias que podem gerar valor para as micro e pequenas empresas. “A partir desta parceria, vamos começar a planejar projetos e programas de atendimento customizados para essas empresas, que tem como objetivo final aumentar a competitividade”, explica o analista de articulação de projetos do Sebrae RS Taisson Toigo, acrescentando que a organização já está mapeando todas as empresas do setor metalmecânico. “Conforme formos conhecendo, vamos criar programas por similaridades”. O diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, ressalta a importância desta união de esforços para aumentar a competitividade destes empreendedores em um mercado cada vez mais agressivo. “Juntos, cada organização atuando conforme sua expertise, obteremos resultados muito mais assertivos e substanciosos junto às empresas”.
Um dos principais focos da parceria será a inovação, que contará com o Instituto Hélice como o responsável por promover novas tecnologias e ideias disruptivas entre as empresas e a comunidade, sendo um elo entre startups e empresas. O Senai desenvolverá ações de melhorias de produtos e processos nas empresas. O bem-estar dos trabalhadores da indústria ficará sob responsabilidade do SESI, com programas preventivos que auxiliem a empresa a ter um ambiente mais saudável para a melhoria da produtividade. O Cenex, atuará em programas de mentoria e desenvolvimento de lideranças, com foco nas empresas de pequeno, médio e grande porte, enquanto a UCS disponibilizará a estrutura, com seus laboratórios, além de conhecimento e tecnologia.
Segundo o Presidente do SIMECS, Paulo Antônio Spanholi, a ideia surgiu a partir da necessidade de impulsionar a indústria de Caxias e região para que alavanquem seus negócios. “Enfrentamos diariamente mudanças no contexto competitivo empresarial, em aspectos culturais, tecnológicos e legais. Por isso, entendemos que precisamos cooperar e promover ações que fomentem a competitividade da região”, destaca Spanholi.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.