Mais buscados: MEI CREDITO sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
Soledade – A unidade do SEBRAE/RS em Soledade só tem motivos para comemorar. Os primeiros seis meses do ano registraram mais de 1,4 mil atendimentos, superando a soma do mesmo período dos dois anos anteriores. As iniciativas compreenderam forte atuação na microrregião, projetos de qualificação de Micro e Pequenas Empresas e missões empresariais.
A técnica da Regional Planalto do SEBRAE/RS Ana Paula Moro Stefanello explica que o número de atendimentos realizados se deve, em parte, às parcerias efetuadas com prefeituras municipais e associações da microrregião de atuação. “Isso ampliou nossas possibilidades de ações. Além disso, projetos foram renovados, garantindo estímulo para os empreendedores e pessoas interessadas em abrir um negócio próprio”, conta.
Os seis primeiros meses do ano registraram 1.477 atendimentos. Em 2014, no mesmo período, foram 684, e, em 2013, totalizaram 275. As iniciativas compreenderam o Projeto de Qualificação de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) em Ernestina; apoio na implantação da Sala do Empreendedor de Soledade; missões empresariais com empresários das cidades de Soledade, Fontoura Xavier, Ibirapuitã, Ernestina e Tio Hugo para o Seminário Desafios do Crescimento e Palestra com Deb Xavier em Passo Fundo. Além disso, as ações buscaram orientar o potencial empresário para o planejamento de sua ideia de negócio e escolher as capacitações adequadas para melhor gerir sua empresa.
Foi o caso da manicure Mari Ângela Morgan. Em 2014, ela resolveu abrir um negócio para gerar renda, mas os dois filhos, de 8 e 4 anos, sugeriram escolher algo que pudesse fazer em casa. “Escolhi manicure, mas minha preocupação, antes de começar a trabalhar, foi procurar o SEBRAE/RS para fazer tudo direitinho. Foi importante, pois eu nem sabia que essa função poderia ser formalizada como uma empresa”, disse.
Mari construiu uma peça como anexo em sua casa e instalou o serviço. Mas ela não parou por aí. A vontade de crescer a fez continuar em contato com o SEBRAE/RS em busca de mais conhecimento. “Busquei orientações sobre finanças, a forma de atender os clientes, enfim, uma série de capacitações em gestão que estão contribuindo para o meu negócio”, destaca. A empresária também visitou a Feira do Empreendedor em Porto Alegre e participou do Seminário de Crédito. “No início é sempre difícil, pois a gente não sabe nada, como controlar gastos, por exemplo. Orientação especializada é fundamental”, finaliza, revelando que pretende participar de novas consultorias.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
13 de Setembro de 2024Rodada de Negócios amplia conexões comerciais e fortalece setor alimentício da região do Vale do Rio Pardo
SAIBA MAIS13 de Setembro de 2024
Santa Maria (RS) tem um dos melhores ecossistemas de inovação do país
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.