Mais buscados: Mei credito sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Janeiro marca o início da terceira etapa de ações que a Prefeitura de Uruguaiana vem desenvolvendo no intuito de agilizar o processo de compras públicas e atrair a participação de empresas locais nas licitações. O trabalho compreende o eixo de Compras Públicas do programa Cidade Empreendedora, uma parceria do Município com o Sebrae RS. Esse novo ciclo inclui o levantamento e a análise de todas as compras realizadas em 2021 para posterior criação do Plano Municipal de Compras.
“Concluímos a segunda etapa, que é a pesquisa que mapeou os fornecedores atuais e os não fornecedores do município e as potencialidades de melhorias. Agora, vamos pegar essas informações para aprimorar os processos internos de compras e licitações e construir um fluxograma. A etapa seguinte será a elaboração do Plano Municipal de Compras, algo muito desejado pelos municípios, pois comunica de maneira antecipada tudo o que será licitado e comprado na cidade. Vamos trabalhar contemplando a lei 14.133/2021, que em dois anos criará a obrigatoriedade desse planejamento”, explica o consultor do Sebrae RS Anderson Heineck.
Uma reunião presencial, realizada no dia 14 de janeiro, no Salão Nobre da Prefeitura, marcou a apresentação dessa segunda etapa do trabalho. Participaram do evento o prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, a secretária adjunta de Administração, Maria Lucia Velo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Santariano, o coordenador estadual do Sebrae Guilherme Osório, o consultor do Sebrae RS Anderson Heineck e as gestoras de políticas públicas do Sebrae RS Laura Zamberlan e Mônica Guimarães. No dia 27 de janeiro, um novo encontro apresenta os dados a todos os integrantes do secretariado de Uruguaiana e dá início a terceira etapa.
O Plano Municipal de Compras unifica os processos de aquisição de produtos e serviços no município, gerando economia para a Prefeitura e incentivando a participação de Micro e Pequenas Empresas nas licitações. Por isso, ao longo deste ano, outro objetivo do trabalho é tornar público junto aos empresários locais todas as etapas e os caminhos para atuar junto ao Poder Público nas esferas de prestação de serviços e aquisições.
O eixo de Compras Públicas do Cidade Empreendedora busca propor soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.