Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI sei CREDITO Consultoria BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Uruguaiana terá novo Radar Turístico

O estudo está em fase final de elaboração pelo Sebrae RS e deverá ser apresentado neste semestre

atualizado em: 30/04/21

Da Redação

COMPARTILHE

Atividade importante para o desenvolvimento de uma região, o turismo não depende apenas de belos atrativos, mas é o resultado do empenho coletivo de diversos segmentos como hotelaria, gastronomia, entidades públicas e privadas. Para levantar a situação do atual cenário turístico de Uruguaiana, analisar seu potencial e apontar os pontos fortes e os que podem ser melhorados, o Radar Turístico está sendo atualizado, num trabalho desenvolvido pelo Sebrae RS dentro do programa Cidade Empreendedora. De acordo com a gestora de projetos do Sebrae RS, Monica de Alencastro Guimarães, o levantamento está na fase final e deverá ser apresentado ainda no primeiro semestre.

 

O Radar Turístico é uma ferramenta importante para pautar a estratégia do município para qualificação do setor, atração de novos investimentos e fortalecimento da rede existente. “Uruguaiana quer ser percebida como um novo destino turístico e usamos como conceito norteador Inovar sem Perder a Essência”, destaca a secretária municipal de Turismo, Vanessa Welter. ”Queremos que as pessoas tenham experiências inesquecíveis”, complementa. Para tanto, uma série de iniciativas já estão em andamento entre as quais a reordenação do funcionamento do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR que estava desativado. “Conversamos com todas as entidades representativas, reativamos o conselho, foi realizada nomeação de nova composição e agora estamos em fase de eleição de nova presidência”, explica a secretária ao ponderar que o COMTUR é o braço consultivo da administração local para políticas públicas para o turismo e, por isso, deve ser atuante.

 

Além disso, foram realizadas visitas técnicas em diversos segmentos do turismo do município com o objetivo de identificar potencialidades e para levantamento de dados – hotelaria, agências de viagens e locais com interesse em desenvolver atividades turísticas. Essas ações já resultaram na organização do Comitê Pró-Turismo de Uruguaiana. Também já foi lançado para agências e operadoras de turismo o primeiro pacote para comercialização de Uruguaiana como produto turístico. O Vivências da Fronteira trabalha turismo rural e atividades na cidade como roteiro de compras em free shops, casas de roupa de gaúchos, restaurantes e hospedagem, além de atividades no campo.

 

“O município e o Sebrae possuem uma parceria para fomento do setor e apoio aos empresários nessa formatação e divulgação de mercado. O turismo com certeza é uma das prioridades dentro da gestão municipal e o programa Cidade Empreendedora tem contribuído muito para que o desenvolvimento ocorra e que todos se sintam apoiados”, afirma Monica. 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Agosto de 2022

Cachaçaria orgânica da Serra Gaúcha completa 20 anos em franco crescimento

SAIBA MAIS

 

12 de Agosto de 2022

Farroupilha realiza semana de formação em Educação Empreendedora para mais de 500 professores

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/06/2022 18:06

Seja um Agente Local de Inovação do Sebrae RS

Sebrae RS Podcast 06/06/2022 15:18

Salão de Inovação leva conhecimento e troca de experiências à Fenadoce

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: