Mais buscados: Mei CREDITO SEI boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Vacaria – A Sala do Empreendedor está transformando a realidade das micro e pequenas empresas de Vacaria. O espaço localizado junto à sede da Secretaria de Desenvolvimento, Tecnologia, Trabalho e Turismo, na Rua Ramiro Barcelos, 876, concentra uma série de instituições para desburocratizar a concessão de alvarás para os empresários. A partir da criação do local e de uma série de medidas, a concessão de alvará passou a levar um ou dois dias, e, alguns casos, até poucas horas.
O avanço constatado no município é fruto de uma parceria com o Sebrae RS, iniciada no final de 2016. O assistente de atendimento do Sebrae RS Douglas Maciel da Silva recorda que, naquela época, os empresários tinham muita dificuldade para regularizar seus negócios. “Os alvarás levavam mais de 30 dias para serem concedidos e muitas vezes o processo ficava parado, o que desestimulava a formalização dos negócios e a vontade de empreender”, lembra.
A parceria iniciou com a sensibilização do Secretário de Desenvolvimento, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Mario Luis Lourencetti Almeida, que aderiu à causa do empreendedorismo e passou a tomar uma série de medidas para agilizar a concessão de alvarás e apoiar os empresários. “O processo era muito burocrático e decentralizado. Com a criação da Sala do Empreendedor, em janeiro de 2017, passamos a concentrar uma série de atividades necessárias a abertura de empresas”, relata.
Um dos pontos fundamentais foi o treinamento dos profissionais dedicados exclusivamente ao espaço. O Sebrae RS ajudou nessa preparação e, a partir dessa iniciativa, houve uma mudança de posicionamento da equipe envolvida. “Antes, se faltasse algum documento, o processo era arquivado. Agora, já na hora de dar entrada no pedido, os empresários são orientados quanto à documentação necessária e se falta algo, eles são contatados por telefone para complementar”, explica o secretário.
O apoio vai além. Muitas vezes, as solicitações partem de pessoas que sequer têm familiaridade com um computador. Nesse caso, um funcionário da Sala do Empreendedor ajuda o empresário a redigir uma solicitação de dispensa do Projeto de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) para o Corpo de Bombeiros, por exemplo.
Outra ação que facilitou a vida dos empreendedores foi a concentração de diversos órgãos do município em um único local. Agora, um funcionário da Vigilância Sanitária e um responsável pela fiscalização ambiental ocupam o espaço. “Com isso, economizamos na hora de visitar os empreendimentos, já que a equipe que fica encarregada da averiguação das empresas segue junto, em um mesmo veículo”, comenta Almeida.
O Sebrae RS também se faz presente na abertura das empresas. “Quando vão à Sala do Empreendedor, eles recebem um kit de ferramentas, contendo um caderno de gestão, com informações básicas para iniciar o negócio, e uma série de documentos de apoio, como fluxo de caixa e controle de receita, para facilitar a Declaração Anual. Levam ainda informações sobre o Portal do Empreendedor, com diversos serviços disponíveis pela internet”, detalha Silva, do Sebrae RS. Para 2019, a ideia é ampliar a parceria com o município em prol dos MEIs e micro e pequenas empresas. “Vamos promover treinamentos, oficinas e palestras presenciais e intensificar a divulgação das capacitações online”, informa.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.