Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei MEi credito CONSULTORIA Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Vacaria é exemplo de apoio ao empreendedorismo

Alvará que levava mais de 30 dias para ser concedido, agora chega a ser liberado em um dia ou até em algumas horas.

atualizado em: 28/09/18

Da Redação

COMPARTILHE

Vacaria – A Sala do Empreendedor está transformando a realidade das micro e pequenas empresas de Vacaria. O espaço localizado junto à sede da Secretaria de Desenvolvimento, Tecnologia, Trabalho e Turismo, na Rua Ramiro Barcelos, 876, concentra uma série de instituições para desburocratizar a concessão de alvarás para os empresários. A partir da criação do local e de uma série de medidas, a concessão de alvará passou a levar um ou dois dias, e, alguns casos, até poucas horas.

Vacaria é exemplo de apoio ao empreendedorismo

A concessão de alvará passou a levar um ou dois dias, e, alguns casos, até poucas horas.

O avanço constatado no município é fruto de uma parceria com o Sebrae RS, iniciada no final de 2016. O assistente de atendimento do Sebrae RS Douglas Maciel da Silva recorda que, naquela época, os empresários tinham muita dificuldade para regularizar seus negócios. “Os alvarás levavam mais de 30 dias para serem concedidos e muitas vezes o processo ficava parado, o que desestimulava a formalização dos negócios e a vontade de empreender”, lembra.

A parceria iniciou com a sensibilização do Secretário de Desenvolvimento, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Mario Luis Lourencetti Almeida, que aderiu à causa do empreendedorismo e passou a tomar uma série de medidas para agilizar a concessão de alvarás e apoiar os empresários. “O processo era muito burocrático e decentralizado. Com a criação da Sala do Empreendedor, em janeiro de 2017, passamos a concentrar uma série de atividades necessárias a abertura de empresas”, relata.

Um dos pontos fundamentais foi o treinamento dos profissionais dedicados exclusivamente ao espaço. O Sebrae RS ajudou nessa preparação e, a partir dessa iniciativa, houve uma mudança de posicionamento da equipe envolvida. “Antes, se faltasse algum documento, o processo era arquivado. Agora, já na hora de dar entrada no pedido, os empresários são orientados quanto à documentação necessária e se falta algo, eles são contatados por telefone para complementar”, explica o secretário.

O apoio vai além. Muitas vezes, as solicitações partem de pessoas que sequer têm familiaridade com um computador. Nesse caso, um funcionário da Sala do Empreendedor ajuda o empresário a redigir uma solicitação de dispensa do Projeto de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) para o Corpo de Bombeiros, por exemplo.

Outra ação que facilitou a vida dos empreendedores foi a concentração de diversos órgãos do município em um único local. Agora, um funcionário da Vigilância Sanitária e um responsável pela fiscalização ambiental ocupam o espaço. “Com isso, economizamos na hora de visitar os empreendimentos, já que a equipe que fica encarregada da averiguação das empresas segue junto, em um mesmo veículo”, comenta Almeida.

O Sebrae RS também se faz presente na abertura das empresas. “Quando vão à Sala do Empreendedor, eles recebem um kit de ferramentas, contendo um caderno de gestão, com informações básicas para iniciar o negócio, e uma série de documentos de apoio, como fluxo de caixa e controle de receita, para facilitar a Declaração Anual. Levam ainda informações sobre o Portal do Empreendedor, com diversos serviços disponíveis pela internet”, detalha Silva, do Sebrae RS. Para 2019, a ideia é ampliar a parceria com o município em prol dos MEIs e micro e pequenas empresas. “Vamos promover treinamentos, oficinas e palestras presenciais e intensificar a divulgação das capacitações online”, informa.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Novembro de 2019

Negócios de economia criativa da Capital precisam aperfeiçoar sua gestão

SAIBA MAIS

 

12 de Novembro de 2019

Edelbrau, parceira do Sebrae RS, recebe prêmio principal da Copa Internacional da Cerveja POA

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 08/11/2019 16:01

Estão abertas as inscrições para participar da Feira de Hannover em 2020

Sebrae RS Podcast 07/11/2019 14:33

Programa de segurança do alimento credencia restaurantes de Santa Maria

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: