Mais buscados: Mei credito sei BOAS PRATICAS consultoria
Da Redação
Ação faz parte do programa Cidade Empreendedora e terá início no dia 21 de maio, com consultoria especializada em place branding para fortalecer o posicionamento turístico e econômico do município.
A partir do dia 21 de maio, Venâncio Aires dá início a uma nova etapa no fortalecimento de sua identidade territorial com o lançamento do programa Marca de Lugar. A iniciativa integra o Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.
O projeto tem como objetivo desenvolver uma marca que represente a essência de Venâncio Aires, valorizando suas vocações, sua cultura e o jeito de ser da comunidade local. Mais do que um símbolo visual, trata-se de uma metodologia estruturada de place branding, voltada à construção de um posicionamento claro e inspirador para o município. “O programa Marca de Lugar, realizado em parceria com o Sebrae, pioneiro entre os municípios do Rio Grande do Sul, representa um passo estratégico para o desenvolvimento e o posicionamento de Venâncio Aires. Mais do que uma identidade visual, essa iniciativa busca construir uma marca que valorize nossa cultura, nossas vocações econômicas e a força da nossa gente, consolidando o município como referência nacional e fortalecendo seu título de Capital Nacional do Chimarrão”, destaca Marcos Daniel Hüttmann, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.
Conduzido pela consultora do Sebrae, Gisela Simões, o trabalho parte da escuta ativa e da colaboração com diversos setores da sociedade civil organizada. A metodologia aplicada prevê uma imersão no território para identificar elementos simbólicos, comportamentais e culturais que traduzem o que Venâncio Aires tem de único. “Vamos trabalhar os símbolos, as vocações, os costumes e o jeito de ser do povo venâncio-airense, entendendo quem somos e para onde queremos ir. A marca que será construída precisa representar as pessoas e gerar valor para quem vive e se relaciona com o território. Esse é um processo de construção coletiva que vai muito além de uma identidade visual”, explica Gisela.
Durante os próximos meses, o projeto deve entregar três grandes resultados: o posicionamento e a personalidade do município, o conceito visual e verbal da marca, e um plano tático e estratégico com ações que contribuam para a difusão e consolidação dessa nova identidade. O objetivo é impulsionar o turismo, atrair investimentos, fortalecer os pequenos negócios e ampliar o sentimento de pertencimento entre os moradores.
A participação da comunidade será essencial em todas as etapas, garantindo que cada cidadão possa contribuir para que a marca represente, de fato, o orgulho de pertencer a Venâncio Aires.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
18 de Junho de 2025Três Passos inicia elaboração de Lei de Inovação com apoio do Sebrae
SAIBA MAIS18 de Junho de 2025
Ijuí inicia consultoria de inovação na gestão pública com apoio do Sebrae
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão longa)
Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão curta)
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.