Mais buscados: mEI CREDITO SEI boas praticas Consultoria
Da Redação
Ação faz parte do programa Cidade Empreendedora e terá início no dia 21 de maio, com consultoria especializada em place branding para fortalecer o posicionamento turístico e econômico do município.
A partir do dia 21 de maio, Venâncio Aires dá início a uma nova etapa no fortalecimento de sua identidade territorial com o lançamento do programa Marca de Lugar. A iniciativa integra o Cidade Empreendedora, realizado pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.
O projeto tem como objetivo desenvolver uma marca que represente a essência de Venâncio Aires, valorizando suas vocações, sua cultura e o jeito de ser da comunidade local. Mais do que um símbolo visual, trata-se de uma metodologia estruturada de place branding, voltada à construção de um posicionamento claro e inspirador para o município. “O programa Marca de Lugar, realizado em parceria com o Sebrae, pioneiro entre os municípios do Rio Grande do Sul, representa um passo estratégico para o desenvolvimento e o posicionamento de Venâncio Aires. Mais do que uma identidade visual, essa iniciativa busca construir uma marca que valorize nossa cultura, nossas vocações econômicas e a força da nossa gente, consolidando o município como referência nacional e fortalecendo seu título de Capital Nacional do Chimarrão”, destaca Marcos Daniel Hüttmann, secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.
Conduzido pela consultora do Sebrae, Gisela Simões, o trabalho parte da escuta ativa e da colaboração com diversos setores da sociedade civil organizada. A metodologia aplicada prevê uma imersão no território para identificar elementos simbólicos, comportamentais e culturais que traduzem o que Venâncio Aires tem de único. “Vamos trabalhar os símbolos, as vocações, os costumes e o jeito de ser do povo venâncio-airense, entendendo quem somos e para onde queremos ir. A marca que será construída precisa representar as pessoas e gerar valor para quem vive e se relaciona com o território. Esse é um processo de construção coletiva que vai muito além de uma identidade visual”, explica Gisela.
Durante os próximos meses, o projeto deve entregar três grandes resultados: o posicionamento e a personalidade do município, o conceito visual e verbal da marca, e um plano tático e estratégico com ações que contribuam para a difusão e consolidação dessa nova identidade. O objetivo é impulsionar o turismo, atrair investimentos, fortalecer os pequenos negócios e ampliar o sentimento de pertencimento entre os moradores.
A participação da comunidade será essencial em todas as etapas, garantindo que cada cidadão possa contribuir para que a marca represente, de fato, o orgulho de pertencer a Venâncio Aires.
Siga o SEBRAE RS
Veja Mais
Jornada de Inovação Interna promove capacitação e desafios práticos para modernizar processos na Prefeitura.
Cachoeirinha investe em inovação para transformar a gestão pública
Notícias
24 de Junho de 2025Cachoeirinha investe em inovação para transformar a gestão pública
SAIBA MAIS24 de Junho de 2025
Santiago convida empreendedores para construir o Plano Municipal de Turismo
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão longa)
Missão do Sebrae RS leva empresários gaúchos para a maior feira de alimentos e bebidas do mundo em Chicago, a NRA Show 2025 (versão curta)
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.