
Mais buscados: mei CREDITO SEI Boas práticas consultoria

Da Redação
Viamão – Primeiro município da Região Metropolitana a integrar a Redesimples em 2017, Viamão é exemplo de boas práticas em Políticas Públicas. Desde a metade de agosto, a cidade conta com o sistema integrado de abertura e registro de empresas que tem como objetivo facilitar e tornar mais ágil o processo de formalização dos negócios.

Município está localizado na região Metropolitana de Porto Alegre (Foto: Divulgação)
“Queremos deixar claro para os cidadãos que Viamão está aberta a todas as formas de empreendedorismo”, revela o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo, Maurício Carravetta. O gestor explica que a parceria com o SEBRAE RS para a implementação da Redesimples só foi possível graças ao total apoio do prefeito André Pacheco. “Tanto eu quanto o prefeito viemos da iniciativa privada, por isso temos interesse em fomentar a economia da cidade, também, incentivando as micro e pequenas empresas”, destaca.
O projeto para a criação da Sala do Empreendedor, local que irá agregar uma série de órgãos e facilidades para os empresários da cidade, já está encaminhado, segundo informa o secretário. “Além disso, uma vez por mês aqui na secretaria, são realizadas palestras do SEBRAE RS para todo mundo que se inscreve como Microempreendedor Individual e outros interessados”, avisa Carravetta.
A gestora de projetos de políticas públicas do SEBRAE RS na Região Metropolitana, Tangriane Forest Santos, explica que a Redesimples é uma forma de desburocratizar e agilizar os processos. Além disso, aproxima empreendedores da gestão pública, uma vez que a informação flui sem entraves, sem idas e vindas do empresário a diversos lugares para regularizar ou tratar assuntos burocráticos. “A Redesimples permite a abertura de uma empresa de baixo risco em até cinco dias”, informa.
Vale lembrar que a Redesimples estabelece uma entrada única de dados cadastrais e documentos, extingue a duplicidade de exigências feitas aos empresários/cidadãos e classifica as atividades empresariais de baixo risco, que podem ser legalizadas sem necessidade de vistoria prévia por parte dos órgãos de licenciamento.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.