Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei mei CREDITO CONSULTORIA BOAS PRATICAS

Loading SEBRAE

Notícias

Viamão recebe selo pela implementação da Lei Geral

15/04/15

Da Redação

COMPARTILHE

Reconhecimento ao prefeito Valdir Bonatto foi concedido pelo diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho

Da Redação

Diretor-superintendente do SEBRAE/RS (terceiro à dir.) entregou o certificado ao Prefeito de Viamão (Foto: SEBRAE/RS)

Viamão – Mais um passo para fortalecer o empreendedorismo da cidade de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O município foi reconhecido na terça-feira, 14 de abril, pela implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. O certificado de mérito foi entregue ao prefeito Valdir Bonatto pelo diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho. Também participaram da cerimônia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo de Viamão, Túlio Luis Barbosa de Souza, a gerente da Regional Metropolitana do SEBRAE/RS, Ana Claudia Monticelli, e a técnica de Políticas Públicas da instituição Paula Nicolini.

Fialho destacou que a Lei no município já é aplicada em vários quesitos. “Sabemos que Viamão está realizando compras governamentais por meio de licitações exclusivas com as micro e pequenas empresas, para diversos fins e elas representam de 41% a 50% das aquisições”. Além disso, a prefeitura alterou processos de abertura, alteração e baixa de empresas, inclusive especificando aquelas com atividades com grau de risco. “O tempo para abertura de uma empresa varia de um a cinco dias”, comenta. Outro destaque de Viamão é que para os Microempreendedores Individuais que trabalham em casa o valor de IPTU tem alíquota diferenciada, ou seja, mantém-se o mesmo valor de imóvel residencial.

O prefeito ressalta que o reconhecimento se deve ao trabalho de toda a comunidade em prol da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. “Sabemos o quanto é difícil empreender e agora temos uma grande ferramenta para dar condições de desburocratização aos empresários”, analisa. Os próximos passos de apoio às MPEs já estão projetados. “Vamos criar o Conselho de Desenvolvimento, com membros das entidades e da sociedade e a Sala do Empreendedor, para apoiar mais diretamente os Microempreendedores Individuais e as micro e pequenas empresas”, revela Bonatto.

Sobre a Lei Geral das MPEs

A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas. A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa já foi implementada em 177 cidades gaúchas. A meta do SEBRAE/RS para 2015 é alcançar 222 municípios até o final do ano.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Julho de 2018

Países de vários continentes fazem negócios com o Estande Coletivo do RS na Francal

SAIBA MAIS

 

18 de Julho de 2018

As funcionalidades e benefícios da Junta Digital

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 18/07/2018 09:58

Sebrae realiza seminário sobre Junta Digital em Lagoa Vermelha

Sebrae RS Podcast 17/07/2018 18:29

Sebrae em Pelotas promove a Sessão de Crédito para micro e pequenas empresas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: