Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei CREDITO Sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Viamão se prepara para implantar o Construa Brasil

Município conheceu o projeto durante o evento Transformar Juntos, no qual esteve presente integrando missão realizada pelo Sebrae RS

atualizado em: 18/08/23

Da Redação

COMPARTILHE

Foi durante o Transformar Juntos que o diretor do Departamento de Parceria Público Privada de Viamão, Túlio Barbosa de Souza, conheceu o Construa Brasil – projeto do governo federal que tem como objetivo incentivar as empresas da construção civil a se modernizarem – e agora quer implantá-lo no município. “É uma convergência de códigos de obras e edificações que é necessária aqui em Viamão. Já temos uma década de legislação nessa área e, com o avanço e agilidade dos processos de alvarás e autorizações, o Construa Brasil vai possibilitar qualificação para nossos técnicos e avanço fundamental nessa área”, aponta Barbosa. 

Viamão foi um dos 53 municípios gaúchos que participaram da missão organizada pelo Sebrae RS a II edição do Transformar Juntos, evento realizado pelo Sebrae Nacional no início de agosto, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). A comitiva reuniu prefeitos, secretários e servidores municipais de 53 cidades gaúchas, secretários de Estado, gestores e gerentes do Sebrae RS e parceiros estaduais da Redesim, totalizando mais de 100 pessoas.  

O diretor destaca que o município, com apoio do Programa Cidade Empreendedora, tem evoluído muitos passos na direção da modernização e desburocratização. Entre os avanços, ele cita a criação do Gabinete Integrado para o Desenvolvimento (GID), que unificou serviços de várias secretarias dentro de um mesmo ambiente virtual, confiável e seguro, com o apoio do Sebrae RS. “A construção civil, grande geradora de empregos aqui em Viamão, foi nossa principal grande aposta no curto prazo”, define. 

Outra novidade anunciada por Barbosa é a instalação do Tudo Fácil Empresas, já confirmada pela presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul – JucisRs,  Lauren Momback. “O sistema vai trazer ainda mais agilidade na abertura de empresas locais, complementando o trabalho já realizado na nossa Sala do Empreendedor, que possui o selo Ouro do Sebrae”, completa Barbosa. 

Sobre o Cidade Empreendedora 

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.  

Para saber mais sobre o programa acesse: https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/ 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

27 de Fevereiro de 2024

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora tem 41 municípios finalistas em 2024

SAIBA MAIS

 

27 de Fevereiro de 2024

Capão do Leão regulamenta Lei de Liberdade Econômica no âmbito municipal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: