
Mais buscados: mei crEdito sei boas Praticas Consultoria

Da Redação
Esteio – O reconhecido vinho do Rio Grande do Sul ganhou um importante espaço na 39ª edição da Expointer, feira de agronegócio que acontece até o dia 4 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil (BR-116, Km 13, s/n), em Esteio. Por meio do projeto Qualificar a Vitivinicultura da Serra Gaúcha, fomentado pelo Programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS), 14 vinícolas estão comercializando seus produtos diretamente ao consumidor final, como um estimulo à participação desses pequenos produtores no mercado. A Casa do Vinho Gaúcho conta com o apoio do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi).
Conforme a gestora do projeto na Regional Serra Gaúcha do SEBRAE/RS, Angelica Louvani Inácio Brandalise, é a primeira vez que os produtores participam de uma ação desse porte. “Eles já integraram um espaço de vendas em outros eventos, mas não presencialmente. A demanda surgiu em função de, justamente, inseri-los em iniciativas de fortalecimento de imagem”, explica. Nesse contexto, a gestora justifica a ação por conta do grande público e da representatividade da Expointer. “Teremos muita circulação nesse período, então será importante para eles”, afirma.
O estande tem 60m² e está localizado na Rua Boulevar, em frente à sede Administrativa do Parque de Exposições Assis Brasil. O horário de funcionamento é das 8h às 20h30, com degustação de produtos a partir das 10h. A participação das vinícolas está dividida em duas etapas: o primeiro grupo expõe entre 27 e 31 de agosto, e o segundo de 1.º à 4 de setembro.
Para o gerente de promoção do Ibravin, Diego Bertolini, a Casa do Vinho Gaúcho é uma forma de ressaltar a importância do segmento vitivinícola na economia do Estado.”É uma grande vitrine, num espaço nobre da feira, que pode abrir novos mercados e atrair novos consumidores”, diz.
O projeto Qualificar a Vitivinicultura da Serra Gaúcha conta com 60 vinícolas. Angelica informa que um dos objetivos é realizar melhorias constantes nos processos. “Trabalhamos com as boas práticas nos vinhedos e na produção para qualificar toda a cadeia produtiva, desde a plantação da uva até a elaboração do vinho, garantindo um produto seguro ao consumidor”, finaliza.
Vinícolas participantes – grupo 1 (27 a 31 de agosto)
Adega Chesini
Aracuri Vinhos Finos
Dal Pizzol Vinhos Finos
Dunamis Vinhos e Vinhedos
Lidio Carraro Vinícola Boutique
Vinícola Campestre
Vinícola Webber
Vistamontes Sucos Naturais
Vinícolas participantes – grupo 2 (1º a 4 de setembro)
Adega Rigon
Cooperativa Vinícola Nova Aliança
Vinhos Faé
Vinícola Lovatel
Vinícola Panizzon
Vinicola Zanella
Siga o SEBRAE RS
Notícias
14 de Novembro de 2025Venâncio Aires dá início ao trabalho de regulamentação da Lei de Inovação
SAIBA MAIS13 de Novembro de 2025
Com apoio do Sebrae, Festival do Xis valoriza o turismo gastronômico de Santa Maria
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.