Mais buscados: MEI crEdito SEI Boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Esteio – Os vinhos e os espumantes produzidos no Rio Grande do Sul merecem muitos brindes quando avaliados em qualidade. As premiações recebidas atestam isso e para que os consumidores também entendam e conheçam a produção gaúcha, o Salão do Empreendedor, presente na 41ª Expointer – de 25 de agosto a 2 de setembro, vai ter um espaço dedicado a isso.
Entre as cadeias produtivas destacadas em 2018, a vinicultura, assim como a carne e a soja, terá uma verdadeira exposição didática, e até experimental, com degustações. O Salão do Empreendedor poderá ser visitado no pavilhão internacional. Essa é uma iniciativa da Farsul, do Senar RS e do Sebrae RS, por meio do programa Juntos para Competir, em parceria com Fecomércio/Senac, Fiergs/Senai e Embrapa.
Nos 800m² de Salão do Empreendedor, a vinicultura terá cinco espaços para apresentar a cadeia do vinho e dos espumantes com foco na história de como é o processo “Do campo à mesa”. Conforme o gestor de projetos no Sebrae RS André Bordignon a ideia é esclarecer aos visitantes e aos consumidores sobre a riqueza do Estado no cenário mundial. “É uma realidade admirável o grau de qualidade da produção gaúcha. Podemos contribuir com ações voltadas ao aumento do consumo do vinho e o Salão do Empreendedor é uma delas”, comenta. Na Expointer, se verá um misto de tecnologia, qualidade e alimento seguro em cinco momentos: produção, indústria, cave, enoturismo e mercado. Na área que mostrará a produção, será possível visualizar o cenário atual da uva e do vinho no Estado. “Esse segmento tem uma importância perante o mercado nacional. Na TV interativa, vamos explorar o Mapa do Rio Grande do Sul com informações sobre cada região com imagens e gráficos para exemplificar”, conta. Além desse mapa, haverá material sobre as indicações geográficas e a produção integrada da Embrapa Uva e Vinho, um importante parceiro de pesquisa e seleção de sementes.
Já na área da indústria, será representada uma vinícola, onde serão apresentados alguns equipamentos como tanques, filtros e engarrafadeira. “Aqui entra o destaque para o trabalho de Boas Práticas Enológicas e os cuidados com o alimento seguro”, aponta Bordignon. Na Cave será demonstrada a fase de maturação do vinho e da espumante utilizando um pupitre com garrafas de espumante e pipas de carvalho. Neste espaço estão programadas quatro oficinas diárias de degustação de vinho com um sommelier. Essas oficinas de degustação terão duração de 20 a 30 minutos e os horários serão: de segunda-feira a sexta-feira às 11h30, 13h e 15h. E aos sábados e domingos, às 11h30, 13h, 15h e 17h.
O Enoturismo estará demonstrado com imagens de vinícolas que já estão atuando com esse foco para despertar o interesse em conhecer os roteiros e criar desejo no consumidor. E, por fim, na área de Mercado haverá uma mostra de produtos de vinícolas separados por regiões e indicações geográficas. O sommelier poderá explicar aos visitantes sobre as principais características e mais informações sobre os vinhos e espumantes gaúchos. Em parceria com o Ibravin, Senac-RS, Embrapa Uva e Vinho, Senar-RS e Senai-RS, haverá oficinas de aromas e pequenos desafios que testarão os visitantes.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
09 de Setembro de 2024Sebrae estreia na Feira do Livro de Lajeado com foco na Educação Empreendedora
SAIBA MAIS06 de Setembro de 2024
Queijo artesanal maturado há oito meses será degustado pela primeira vez em feira no Centro Histórico de Poa, a partir de sexta (06/09)
SAIBA MAISVídeos
Ouça o podcast do SEBRAE
29/08/2024 11:00Empreendedores contam história de união para superar perdas após enchente no RS no podcast do Sebrae RS
22/08/2024 13:00Setor de alimentos e bebidas e de inovação são temas de episódios do Plano de Voo
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.