Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI MEI crédito consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Vinícolas Gaúchas implantam rastreabilidade digital

Programa que está sendo implementado pelo Sebrae RS otimiza a produção de vinhos

atualizado em: 03/12/18

Da Redação

COMPARTILHE

Já pensou como seria simples se existisse um programa que ajudasse a monitorar todas as ações na produção de uva? Parece impossível, mas essa já é uma realidade para boa parte das vinícolas gaúchas. Isso porque, desde maio deste ano, 25 vinícolas e cinco produtores rurais estão participando de um projeto piloto no Rio Grande do Sul, com foco no aperfeiçoamento da produção da uva e vinhos, chamado Programa de Aperfeiçoamento Tecnológico e Rastreabilidade Digital na Vitivinicultura.

Vinícolas Gaúchas participam de projeto piloto para implantação de rastreabilidade digital

Projeto promove aperfeiçoamento digital

O programa funciona da seguinte maneira: mensalmente, os produtores recebem a visita técnica de um engenheiro agrônomo que realiza consultoria especializada para melhoria na produção das uvas. Além das visitas, os produtores usam uma ferramenta digital que funciona como o “caderno de campo”. Através da plataforma, também podem ser realizados registos referentes aos tratos culturais, tratamentos fitossanitários, adubação, irrigação, monitoramento de pragas e doenças e monitoramento climático.

As novas funções da plataforma digital são liberadas conforme a necessidade do ciclo agrícola. A próxima etapa será sobre os registros da colheita, geração de lote e informe de vendas, que será implantada entre dezembro e janeiro. A etapa final, que trata da avaliação de indicadores com base nos relatórios gerados, acontecerá logo após a safra, entre março e abril de 2019.

“É um projeto  inovador porque trabalha visando a melhoria tecnológica na qualidade da produção da uva, a redução de custos com um aplicativo que registra tudo e ainda funciona offline, permitindo rastrear qualquer lote de uva em apenas um clique”, comenta a gestora de projetos de Agronegócios do Sebrae RS, Angelica Louvani Inácio Brandalise.

O projeto tem uma série de vantagens para o comprador e para o produtor. Entre elas, a garantia de um produto de qualidade e de permanência no mercado, a segurança do produto e o atendimento à legislação. Segundo a gestora do Sebrae RS, “através dele, é possível monitorar resultados produtivos, ter uma avaliação contínua e fazer planejamentos estratégicos durante a safra, evitando desperdícios e perdas ocasionadas, inclusive, por fatores climáticos”.

A tecnologia no campo

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae com mais de 4 mil produtores rurais em todo o Brasil, divulgada em maio de 2017, já mostrava uma nova realidade no campo. No Rio Grande do Sul, 98,5% dos agricultores usam o celular. O Estado é o primeiro na  lista dos que mais utilizam smartphones. A pesquisa também mostrou que 11,2% dos entrevistados usam o celular para questões relacionadas ao negócio rural. Daí, a importância de um projeto como este, lembra Angélica.

Daniel de Paris é enólogo na vinícola Dom Cândido, em Bento Gonçalves. A empresa em que trabalha participa do projeto desde o começo. Apesar de os agricultores ainda estarem se adaptando a essa nova tecnologia, ele já nota que é fácil de trabalhar. “Já temos visto que o serviço foi otimizado. Assim, consigo aproveitar o tempo para fazer outras coisas nos vinhedos. Depois da colheita, quando estivermos com todo o ciclo completo será ótimo poder ver os resultados e ter a rastreabilidade total”, comenta ele.

A iniciativa faz parte do Projeto Viticultura nas regiões da Serra, Campanha e Fronteira Oeste, organizado pelo Sebrae RS, através do Programa Juntos para Competir (Farsul/Senar/Sebrae).

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Maio de 2019

Sebrae RS leva empresas para Feira Hospitalar

SAIBA MAIS

 

23 de Maio de 2019

Registro automático de empresas entra em funcionamento

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/05/2019 10:32

Dia da Indústria: Sebrae foca em gestão e desenvolvimento de mercado para o setor

Sebrae RS Podcast 21/05/2019 10:30

Empresas do RS já podem fazer registro automático no site da JucisRS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: