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Da Redação
Bento Gonçalves – As boas práticas e o fortalecimento das relações entre vinícolas e turistas são alguns dos pontos de destaque do 7º Congresso Latino-Americano de Enoturismo, realizado entre os dias 27 e 30 de junho, no Hotel e Spa do Vinho, em Bento Gonçalves. Na programação, especialistas brasileiros e de países como Chile, Argentina e Uruguai debateram iniciativas na região. Também foi realizada a apresentação de empresas gaúchas, entre elas cinco vinícolas atendidas por projetos do Sebrae RS: Cainelli, Torcello, Batalha, Campos de Cima, e Vinícola e Pousada dos Capuchinhos.

“Território, vinho e turismo: harmonização que dá certo” é o tema do Congresso.
O tema do congresso, que foi criado em 2010 e esse ano teve o Brasil como país sede, foi “Território, vinho e turismo: harmonização que dá certo”. O público-alvo foi formado por profissionais do setor do turismo, enólogos, empresários e gestores do segmento vitivinícola, estudantes e demais interessados. A técnica do Sebrae RS, Amanda Paim, comenta que o gancho do evento estava alinhado com as iniciativas debatidas entre empresários e entidades recentemente. “Um dos principais tópicos abordados foi a importância das vinícolas se posicionarem e criarem experiências e relacionamento com os clientes, e de apresentar a venda direta ao consumidor”, disse.
Amanda ressaltou a fala do gerente de promoção do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Diego Bertolini. Ele disse que “o enoturista vai até o local encontrar uma marca que já tem um valor para ele. Então, é nesse momento que ocorre a fidelização e um ganho maior a partir da venda direta, e não a partir de intermediários”, conta. Mesmo com o papel fundamental da venda direta, a importância do e-commerce também foi abordada, bem como o uso de redes sociais e de apresentar, acima de tudo, um excelente produto turístico com forte planejamento de oferta.
A potencialidade das empresas gaúchas
Uma pesquisa do Sebrae RS realizada em parceria com a Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) analisou o potencial e a percepção dos turistas sobre o Estado e a região do Pampa Gaúcho, que resultou na proposição de ideias e projetos. Esse resultado foi apresentado pela técnica da entidade, Amanda Paim, duante a conferência “Oportunidades para o desenvolvimento do turismo no Pampa Gaúcho, focado no segmento do turismo do vinho”. “Eu destaquei nosso processo de compreensão do território, a identificação de oportunidades e a estruturação de propostas que podemos implantar na região”, disse.
A programação do evento contou, também, com visitas técnicas em propriedades da região, entre elas a vinícola Alma Única, comandada por Márcio Brandelli, que também integra projetos coletivos do Sebrae RS. Segundo ele, “foi muito importante mostrar o foco desenvolvido para buscar a excelência. A mensagem que passamos para o grupo é a busca do resultado, que é o consumidor ver o nosso trabalho e provar nossos vinhos”, ressalta. Ainda de acorco com o empreendedor, “é importante garantir que o cliente tenha a experiência da vinícola, e que saia com isso tudo na cabeça e, então, possa levar para outras pessoas”, conta. Segundo dados informados pelo empresário, 70% da produção é comercializada por meio de venda direta.
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