Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI Credito SEI Boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Vitória de Trump aumentará protecionismo americano

atualizado em: 09/11/16

Da Redação

COMPARTILHE

Análise é do jornalista Luís Nassif, que realizou palestra no 7º Encontro Nacional de Centrais de Redes de Negócios, promovido pelo SEBRAE/RS em Porto Alegre

Da Redação

Palestra do jornalista Luís Nassif abriu o Enacen 2016 (Foto: Marcos Nagelstein)

Porto Alegre – “A vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos representa o fim de uma era mundial”. É o que afirma o jornalista econômico Luis Nassif que abriu a programação do 7º Encontro Nacional de Centrais de Redes de Negócios (Enacen), evento organizado pelo SEBRAE/RS e que teve início nesta quarta-feira, 9 de novembro, em Porto Alegre.

Segundo Nassif, que falou sobre cenários econômicos nacional e internacional, a eleição do candidato republicano é resultado do esgotamento de um sistema baseado nos investimentos financeiros, nas grandes corporações e na globalização. “O resultado foi uma crise da democracia e das condições sociais, já que os empregos migraram para países com mão-de-obra barata como México e China”, relatou. Para o jornalista, Trump aparece como promessa de uma nova era, porém, ainda uma incógnita para o mundo. Não há uma utopia, apenas discursos de ódio, sem objetivos econômicos claros, na defesa dos interesses imediatos dos trabalhadores americanos”, disse. O resultado desta eleição, conforme Nassif, será o fechamento da economia americana e o aumento do protecionismo que podem prejudicar o Brasil no que se refere à exportação de grãos e de produtos industrializados.

Fábio Krieger, gerente de Comércio, Serviços e Indústria do SEBRAE/RS, fala aos participantes do Enacen (Foto: Marcos Nagelstein)

O Enacen vai justamente no sentido contrário do discurso de Trump. Ao invés de pregar o egoísmo e a construção de muros, o evento busca promover a troca de conhecimento entre empresários de redes e centrais de negócios de todo País. Até quinta-feira, empresários de micro e pequenas empresas de varejo de 18 estados brasileiros participam da programação do encontro. O gerente de Comércio, Serviços e Indústria do SEBRAE/RS, Fábio Krieger, explica que a atuação em rede é pré-requisito em muitas áreas. “Não estamos falando que participar de uma rede signifique diferenciação. Atualmente, devido a abertura de mercado, torna-se uma necessidade principalmente para os pequenos negócios, já que significa ganhos de escala tanto para compra e venda como também para posicionamento”, disse Krieger.

Confira a programação desta quinta-feira, 10 de novembro:

  • 8h30 – Palestra “O Negócio é Cooperar” – Reginaldo Barroso, SEBRAE Nacional
  • 10hTalk Show – Case Redes do Estado de Santa Catarina
  • 10h40 – Palestra “Gestão de Redes” – Jorge Verschore, professor da Unisinos
  • 12h30 – Intervalo
  • 14h – Palestra “Perfil do Consumidor Brasileiro” – Michel Alcoforado, mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB)
  • 15h30Coffee Break
  • 16h – Palestra “Felicidade da Lucro” – Márcio Fernandes, eleito o Líder Mais Admirado do País pela revista “Você S/A”
  • 17h30 – Encerramento
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

02 de Agosto de 2024

Piratini regulamenta Lei de Liberdade Econômica no âmbito municipal

SAIBA MAIS

 

30 de Julho de 2024

Educação Empreendedora em Santa Cruz do Sul: Capacitação de Educadores e Gestores Escolares Fortalece Rede de Ensino

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 31/07/2024 17:00

Em novos episódios, podcast do Sebrae RS traz dicas para vender mais e para a retomada da indústria

Sebrae RS Podcast 15/07/2024 14:30

Divulgar a gastronomia e paisagens gaúchas são apostas para retomar o turismo no RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: