Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI Credito SEI BOAS PRATICAS consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Você conhece as mudanças do Simples Nacional?

Alterações entram em vigor em janeiro de 2018

atualizado em: 18/10/17

Da Redação

COMPARTILHE

Porto Alegre – As alterações do Simples Nacional (sistema que regula o pagamento de impostos para micro e pequenas empresas, além de Microempreendedores Individuais) introduzidas pela Lei Complementar (LC) 155/2016 entrarão em vigor a partir de janeiro de 2018. Para esclarecer dúvidas e instrumentalizar contadores, gestores e empresários, ocorreu nesta quarta-feira, em Porto Alegre, o Seminário Crescer Sem Medo.

O diretor-superintendente do SEBRAE RS, Derly Fialho (no púlpito), abriu o evento em Porto Alegre (Foto: SEBRAE RS)

Para o diretor-superintendente do SEBRAE RS, Derly Fialho, compartilhar informações que melhoram o ambiente das micro e pequenas empresas faz parte da missão do SEBRAE RS. “Reconhecemos que ainda temos muito que avançar, mas cada passo dado tem que ser reconhecido e divulgado. Todos precisam estar atualizados e sintonizados com as melhorias para aproveitarem ao máximo esses benefícios”, disse o diretor.

Na ocasião, o representante da Receita Federal do Brasil e secretário-executivo do Comitê Gestor do Simples Nacional, Silas Santiago, abordou as principais mudanças da legislação: o teto de faturamento para o Simples Nacional, que aumentará para até R$ 4,8 milhões por ano; a tributação progressiva, passando a ter uma curva mais suave para a troca de faixa; as micro e pequenas cervejarias, vinícolas, destilarias e produtores de licores que poderão aderir ao Simples, desde que inscritos no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e a mudança no setor de serviços, em que os serviços intelectuais passam a depender da mão de obra empregada para ver quanto vão pagar no Simples Nacional.

“Estamos disponibilizando uma planilha de simulação de alíquotas do Simples Nacional para auxiliar os profissionais da contabilidade a fazerem os cálculos, uma ferramenta que possibilita também comparar a carga tributária fora do Simples Nacional e averiguar qual é o melhor sistema a ser escolhido pelos empreendedores”, acrescentou. Um vídeo de toda a palestra de Silas Santiago estará disponível na internet, a partir do dia 20 de outubro.

O evento foi organizado pelo SEBRAE RS em parceria com as Secretarias Estaduais da Fazenda (Sefaz) e do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RS), o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Rio Grande do Sul (Sescon-RS) e entidades empresariais.

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

09 de Agosto de 2024

Empresas do Setor Industrial de Santa Maria e Cachoeira do Sul participam de ação na UFSM

SAIBA MAIS

 

02 de Agosto de 2024

Piratini regulamenta Lei de Liberdade Econômica no âmbito municipal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 31/07/2024 17:00

Em novos episódios, podcast do Sebrae RS traz dicas para vender mais e para a retomada da indústria

Sebrae RS Podcast 15/07/2024 14:30

Divulgar a gastronomia e paisagens gaúchas são apostas para retomar o turismo no RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: