Loading SEBRAE

Mais buscados: sei CREDITO MEI consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Você conhece o perfil do consumidor de ovinos?

Promovido por Farsul, Senar-RS e Sebrae RS, o 5º Encontro de Ovinocultores ocorre no dia 15 de maio, no Auditório Central da UFSM

11/05/18

Da Redação

COMPARTILHE

Santa Maria – Mais de 70% do volume de carne ovina adquirida pelos consumidores gaúchos é destinada ao churrasco. Esse é um dos resultados da pesquisa do Sebrae RS, que será apresentada durante o 5º Encontro de Ovinocultores, que integra a programação do 27º Encorte (Encontro de Raças de Corte de Santa Maria). O evento será realizado por Farsul, Senar-RS e Sebrae RS, através do Programa Juntos para Competir, na terça-feira, 15 de maio, das 8h30 às 15h30, no Auditório Central da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O endereço é Av. Roraima, 1000, no Bairro Camobi. As inscrições podem ser feitas no dia e local do evento a partir das 8h30.

Você conhece o perfil do consumidor de ovinos?

Pesquisa revela que mais de 70% do volume de carne ovina adquirida pelos consumidores gaúchos é destinada ao churrasco (Foto: Banco de Imagens)

É a segunda vez que o Encontro abre espaço para o debate sobre a criação de ovinos. “Neste ano, a programação será voltada para a ovinocultura comercial, com a apresentação de cases de sucesso do setor e de conferencistas que mostrem os diferenciais da produção”, destaca a gestora do Projeto Ovinocentro, do Sebrae RS, Lidiane de Lima Soldatti.

O coordenador de pecuária de corte do Sebrae RS, Roberto Grecellé, será o responsável por abrir o encontro e apresentar a pesquisa elaborada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Administração (CEPA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob encomenda do Sebrae RS. Os dados foram obtidos junto a 600 consumidores e 32 empresários do setor de distribuição de carne nas cidades de Santa Maria, Porto Alegre e Caxias do Sul. A grande maioria dos entrevistados, mais de 70%, restringe o consumo de carne ovina aos finais de semana e datas especiais e, para 48%, o corte preferido é a costela. “Esses números mostram uma grande oportunidade de crescimento do mercado, quando forem exploradas estratégias de comercialização, receitas, técnicas de preparo, e comunicação criativa que estimule o consumo de carne ovina”, comenta Grecellé.

A pesquisa também demonstra que a informação não flui dentro da cadeia produtiva e, por isso, eventos como o 5º Encontro de Ovinocultores são tão importantes. “O varejo atua de forma desconectada da indústria e está completamente distante do produtor rural – existe uma grande oportunidade de coordenação desses três atores – ovinocultor, indústria e varejo – para o benefício comum da ovinocultura”, observa o coordenador.

Do citrus para a carne ovina

Além da participação de Grecellé, o evento contará com o relato de André Camozato, da Fazenda Alto das Figueiras, localizada em Encruzilhada do Sul, e que se destaca pela produtividade significativa de sua propriedade. Também serão apresentados cases que são referência no setor. “Luciane Braga Silveira, da Agropecuária São Carlos, de Pedras Altas, vai mostrar como sua fazenda passou de uma ovinocultura mais tradicional para uma criação mais moderna”, detalha Lidiane. Em seguida, o agricultor Gelson Bronzatti, da Agroindústria Laranjeiras, de Panambi, vai relatar a transição de um espaço com foco no cultivo de cítricos para a produção de carne ovina com participação em toda a cadeira produtiva, desde a criação até o abate. “O último relato será feito por Guilherme Bernardes, da Fazenda do Rancho, de São Martinho da Serra, que com o avanço das áreas de lavoura precisou buscar alternativas para continuar aumentando a produção em espaços reduzidos”, explica a técnica do Sebrae RS.

A expectativa é de que 600 pessoas participem do encontro. Parte desse público será formado pelos integrantes do Projeto Ovinocentro, promovido pelo Programa Juntos para Competir, com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento da produção e a comercialização da carne ovina. “É uma iniciativa que abrange 116 propriedades rurais localizadas em Santa Maria, Tupanciretã, Vila Nova do Sul, Formigueiro, Quevedos, São Pedro do Sul, São Vicente do Sul e Dilermando de Aguiar”, informa Lidiane.

Confira a programação completa do 5º Encontro de Ovinocultores no 27º Encorte:

8h30 – Credenciamento e café de boas-vindas
9h30 – O que os produtores precisam saber sobre o mercado gaúcho de carne ovina, Roberto Grecellé (Sebrae RS).
10h15 – Pensando cordeiros, uma forma de pensar e conduzir a ovinocultura, André Camozzato (Alto das Figueiras, Encruzilhada do Sul – RS).
11h – Painel de debates – Sérgio Carvalho – Departamento de Zootecnia da UFSM
11h30 – Almoço livre
13h30 – Produção intensiva em ovinocultura, Luciane Braga Silveira de Ávila (Agropecuária São Carlos, Pedras Altas – RS).
14h – De citricultor a ovinocultor: como a integração das atividades potencializou os ganhos no negócio, Gelson Bronzatti (Agroindústria Laranjeiras, Panambi – RS)
14h30 – O desafio de produzir carne ovina com o avanço das lavouras, Guilherme Bernardes (Fazenda do Rancho – São Martinho da Serra -RS)
15h – Painel de debates – Lidiane Soldatti – Gestora de Projetos do Sebrae RS
15h30 – Participação livre no Parque de Exposições.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Maio de 2018

Microempresas gaúchas fazem imersão no mercado norte-americano de alimentação

SAIBA MAIS

 

18 de Maio de 2018

Em busca da expansão

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/05/2018 14:32

Sessão de Crédito ensina sobre financiamento em Caxias do Sul

Sebrae RS Podcast 15/05/2018 14:31

Sessão de Crédito do Sebrae-RS vai percorrer todo o Estado

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: