Mais buscados: Mei credito SEI boas práticas CONSULTORIA
Da Redação
No dia 12 de abril, sexta-feira, o Município do Rio Grande realizou um workshop dedicado à construção do seu Plano Anual de Compras, ação realizada pela Secretária de Compras e Licitações e Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae RS através do Programa Cidade Empreendedora. Essa iniciativa integra uma etapa importante do programa, focada na elaboração do plano anual de contratações. Após realizar as etapas de revisão dos fluxos internos e processos, também é feita a análise dos materiais de bens e serviços. Além disso, busca-se planejar a otimização das compras para garantir eficiência nos processos.
De forma concomitante, acontece a coleta de informações junto aos fornecedores atuais e potenciais do Município. Esse levantamento visa compreender a situação do fornecimento, incluindo a conformidade para fornecer à prefeitura, pontualidade nos pagamentos e os motivos pelos quais alguns fornecedores ainda não estão envolvidos. Destaca-se ainda a colaboração das entidades como o CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Câmara do Comércio da Cidade do Rio Grande para realizar essa pesquisa junto aos seus associados.
Após a elaboração do Plano Anual de Compras, está prevista a realização de um seminário voltado para as empresas locais. Nesse evento, serão apresentados detalhes sobre o que o Município pretende adquirir, as quantidades necessárias, os prazos de aquisição e as oportunidades oferecidas pelo plano. Para Fabrício Burkert, Analista de articulação territorial do Sebrae RS, o objetivo principal é qualificar, orientar e incentivar a participação das empresas locais nesses processos de compra e licitações, buscando a conexão delas a este mercado de oportunidades, desta forma os recursos permanecem no Município do Rio Grande e região, contribuindo para a geração de empregos, aumento da renda e o desenvolvimento econômico local.
Para o Secretário de Gestão Administrativa de Habitação e Regularização Fundiária e Gabinete de Compras e Licitações, Deivid Moraes Mendes, o plano depois de pronto é importante para que a Prefeitura possa dialogar com as empresas locais, os microempreendedores, para que eles possam ver a capacidade de fornecimento, de oportunidades que o Município oferta e que eles possam se interessar por isso dentro do seu ramo de atividade. Destaca que a atividade junto ao Sebrae é de grande relevância para o aperfeiçoamento das equipes para a construção do plano de contratação anual e a oportunidade de novos negócios.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Para saber mais sobre o programa acesse: https://cidadeempreendedora.sebraers.com.br/
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.