Mais buscados: MEi CREDITO SEI Boas praticas Consultoria
Da Redação
Porto Alegre – O Movimento Compre do Pequeno Negócio, campanha do SEBRAE lançada em agosto, terá o seu ponto alto no dia 5 de outubro. A data foi escolhida por ser o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. As atividades, porém, iniciaram em agosto, e contemplam capacitações e informações para estimular empresários dos mais diversos segmentos de atuação a atender mais e melhor seus clientes. Por meio do hotsite, o movimento ganhou visibilidade on-line e a população em geral teve conhecimento sobre a importância de apoiar o consumo consciente o mais próximo possível de suas residências.
Alguns dados relevantes apontados pelo SEBRAE justificam o esforço para estimular os pequenos negócios. Existem no Brasil mais de 10 milhões de empresas formalizadas, com faturamento anual de no máximo R$ 3,6 milhões. No Rio Grande do Sul, o número é de 1,2 milhão de estabelecimentos, responsáveis por gerar 66% dos postos de trabalho e 33% de participação no Produto Interno Bruto (PIB). “É com base nisso que queremos conscientizar sobre a importância desses negócios em nossa economia”, ressalta a gerente de Atendimento Individual do SEBRAE/RS, Viviane Ferran.
No Estado, desde que a campanha foi lançada, em agosto, empreendedores foram recebidos nas regionais e em tendas instaladas em pontos movimentados em diversas cidades. A Semana de Capacitação, realizada entre 21 e 26 de setembro, aplicou atividades como consultorias, oficinas, missões empresariais e rodadas de negócio, somando mais de 6 mil empreendimentos atendidos. Outras ações também chegaram a um grande número de empresários, entre eles quem visitou a Expointer. Foram realizados atendimentos e distribuição de cartilhas de Gestão ao Produtor Rural. Por meio de palestras, seminários e outras ações, o número de empresas participantes passou de dois mil.
O Movimento Compre do Pequeno Negócio trabalha com cinco princípios: negócios diversificados ao alcance; geração de empregos formais (muitas vezes os pequenos negócios são a primeira atividade profissional de um indivíduo); permanência de renda no bairro; desenvolvimento da comunidade e impulso da economia. Conforme Viviane, “o projeto como um todo pode ser visto como uma grande mobilização para a sociedade e, especialmente, para estimular os pequenos negócios. “As capacitações e todos os serviços disponíveis no SEBRAE possuem um olhar de desenvolvimento. Fazer com que os empreendedores fiquem prontos para receber seus clientes sempre melhor”, diz a executiva.
O hotsite, desenvolvido especialmente para a campanha, permite que as empresas se cadastrem, formando, assim, um banco de dados disponível para consulta. Por meio de geolocalização, o usuário encontrará todos os serviços disponíveis na região em que estiver. Até o momento, foram contabilizados mais de 500 mil usuários e 4,5 milhões de acessos em todo o Brasil. “É importante ressaltar que as atividades não param após o dia 5. São serviços que o SEBRAE/RS está em constante realização”, finaliza Viviane.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.