Sapato de melhor qualidade é um dos resultados do projeto do Sebrae/RS
Da Redação
O Vale do Rio dos Sinos mostra, mais uma vez, por que é reconhecido como a indústria do calçado. Através do projeto do Sebrae/RS Desenvolver os Atelieres de Calçados, 42 micro e pequenas empresas (MPEs) do setor, que atuam como fornecedores de grandes empresas da região, aprimoraram a gestão e os procedimentos e agora fabricam sapatos de melhor qualidade.
Com atividades práticas e teóricas, o projeto visa o aperfeiçoamento técnico e gerencial de MPEs, como também satisfazer as exigências de grandes empreendimentos e do mercado. “A base da iniciativa foi a metodologia de Indicadores de Desempenho e Gestão Empresarial que procura trabalhar a gestão das empresas de acordo com as suas reais necessidades”, explica a gestora do projeto, Carolina Strack Rostirolla.
Em dois anos, a iniciativa contou com quase 50 capacitações e mais de três mil horas de consultorias nas áreas de qualidade, finanças, recursos humanos, processos e produtos. “Com o programa buscou-se aprimorar o fornecimento de produtos e a prestação de serviços, melhorando a qualidade, a produtividade, o prazo de entrega e a sustentabilidade das MPE’s e dos diversos atores inseridos na cadeia produtiva do calçado”, completa Carolina. Cada empresa participante ganhou um “consultor padrinho” que realizou visitas mensalmente para revisar os indicadores do mês e aplicar planos de ação tendo em vista o alcance das metas de cada MPE.
Diminuição do retrabalho, aumento na qualidade dos calçados, pontualidade na entrega de pedidos e aplicações de ferramentas de gestão são alguns dos resultados significativos alcançados através do projeto. “O Sebrae do Rio Grande do Sul acredita que o relacionamento direto com os proprietários de MPEs gera bons resultados. O sucesso da metodologia utilizada no projeto Desenvolver os Ateliers de Calçados é mais uma prova disso”, ressalta o presidente do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.
O encerramento do projeto aconteceu dia 4 de dezembro, no Centro Municipal de Cultura Lúcio Fleck do município de Sapiranga. Técnicos do Sebrae/RS reuniram-se com os proprietários dos 42 atelieres e outros empresários para trocar experiências e apresentar os resultados de mais uma iniciativa que deu certo.