
Mais buscados: mEI Credito SEI boas praticas Consultoria

Fabiano Nichele
Gerência Setorial do Agronegócio
Clique no play acima para ouvir o conteúdo!
Os municípios que optam pela adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), garantem que todos os itens agroindustriais produzidos na cidade possam ser comercializados em todo o território nacional. A certificação padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para assegurar a qualidade da mercadoria e, consequentemente, preservar a segurança alimentar.
O município que pretende aderir ao sistema precisa formalizar o pedido junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que ficará responsável pela análise documental e operacional com intuito de averiguar a atuação dos Serviços Municipais na fiscalização dos estabelecimentos. Depois das auditorias para comprovar que os órgãos municipais cumprem fielmente as exigências impostas pelo Mapa, a entidade reconhece a equivalência do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal da secretaria responsável no município e autoriza a adesão ao Sisbi.
São muitas as vantagens proporcionadas aos municípios que conquistam a certificação. Entre os benefícios, rompimento das barreiras comerciais, expansão dos mercados e fortalecimento da agroindústria ganham destaque. O consequente aumento da produção interfere diretamente em toda a cadeia de produção do negócio. Com a possibilidade de comercializar para outras regiões do País, o produtor precisará adquirir mais matéria-prima, beneficiando direta e indiretamente outros agricultores locais. A melhora da qualidade de vida das famílias que tiram o sustento da agroindústria é uma conquista que promove desenvolvimento em toda a região, aquecendo a economia local e garantindo mais prosperidade ao município.

Veja os tipos de certificações disponíveis para o setor de agroindústria:
SIM – os produtos vendidos dentro do município recebem o Selo de Inspeção Municipal (SIM), concedido pela Secretaria Municipal de Saúde, conferindo qualidade.
SIE – os alimentos vendidos apenas no Estado recebem o Selo de Inspeção Estadual (SIE), da Secretaria de Agricultura.
SIF – os produtos comercializados para fora do Estado ou para outro país precisam ter o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que indica a procedência do alimento pelo Ministério da Agricultura.
Sisbi – os estabelecimentos que aderem ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) passam a integrar o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e a utilizar o selo do Sisbi.
VEJA MAIS
Veja Mais
Processo
Produção do queijo colonial nas agroindústrias familiares do RS
Processos
Pontos de atenção na gestão e na comercialização da sua agroindústria
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.