
Mais buscados: MEi CREDITO SEI boas praticas Consultoria

Da Redação
O empreendedorismo pode transformar a realidade das cidades do Rio Grande do Sul. Para mobilizar os diversos setores da sociedade a assumirem ações que promovam o desenvolvimento, o Sebrae RS está articulando uma série de iniciativas com o objetivo de criar Comitês de Empreendedorismo nos municípios gaúchos. Para participar do projeto foram escolhidas 22 cidades em todo o Estado. Em comum, essas localidades têm demonstrado compromisso em apoiar as micro e pequenas empresas como, por exemplo, a implantação da Lei Geral das MPEs e da Sala do Empreendedor, além de outras ações.

Comitês de empreendedorismo na cidade de Rio Grande
A técnica de Políticas Públicas do Sebrae RS, Roselaine Monteiro Moraes, explica que a estratégia de atuação do projeto tem quatro fases: levantamento dos principais indicadores municipais, capacitação das lideranças, plano de ação e formação do comitê de empreendedorismo. “Após o levantamento dos indicadores com dados socioeconômicos de cada município, iremos capacitar as lideranças locais para fortalecerem o protagonismo e a cooperação. O plano de trabalho vai levar em consideração o cenário municipal e as tendências para os próximos anos com ações de curto, médio e longo prazos”, detalha.
Para que possam implantar o Comitê de Empreendedorismo em seus municípios, serão trabalhados temas como liderança empreendedora, cooperação e ambiente empreendedor. “A finalidade é promover, articular e executar ações para a melhoria do ambiente de negócios, gerando transformação para as iniciativas empreendedoras”, resume. A meta é que as cidades envolvidas no projeto implantem seus Comitês de Empreendedorismo ainda este ano.
Rio Grande é pioneiro
Roselaine acrescenta que o Sebrae RS participa de todo o processo, desde o início, para estimular a criação dos comitês, até o apoio para a realização das ações apontadas em cada cidade. A primeira experiência deste projeto ocorreu no município de Rio Grande, implantado em 4 de julho. O presidente do Comitê de Empreendedorismo do município, Fábio da Silva Cunha, destaca que foram definidos cinco eixos de trabalho: desburocratização, educação empreendedora, inovação, indústria e logística, e turismo.
O comitê tem 50 representantes de diversas áreas da sociedade civil, como CDL, universidades, prefeitura, empresários e representantes de outras entidades. Em cada grupo atuam 10 participantes. “Para alguns temas, como educação empreendedora e turismo, o planejamento já está avançado e estamos definindo as ações e parcerias”, relata. “O objetivo é promover o desenvolvimento da cidade e atuar de forma proativa, sem esperar exclusivamente pelas decisões de governo”, conclui.
As próximas cidades que iniciarão o trabalho ainda em agosto são Capão da Canoa, Viamão, Torres e Gravataí.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.