
Mais buscados: Mei credito SEI Boas praticas Consultoria

Da Redação
Nesta quarta-feira, 22 de agosto, o Sebrae RS realizou reunião de trabalho que reuniu mais de 50 pessoas entre secretários de turismo, universidades, associações, lideranças e empresários do setor com o objetivo de mobilizar e sensibilizar o grupo para a importância de estimular o crescimento do turismo em uma região com grande potencial para receber visitantes de todo País. O encontro ocorreu no solar Dom Pedro, em Santana do Livramento.

Diretor-superintendente do Sebrae RS, Derly Fialho, reforçou reforçou que o projeto não é do Sebrae, mas da comunidade.
Na ocasião, o professor Marcelo Fonseca, da Unisinos, apresentou a pesquisa “Oportunidades para o desenvolvimento da região do Pampa gaúcho”, realizada a pedido do Sebrae RS, assim como os projetos que estão em andamento, tendo como base o estudo. O estudo mostra que a região é rica em natureza, cultura, história e enogastronomia, com potencialidades únicas e legítimas; e que os turistas estão em busca do que é autêntico. Porém, há também obstáculos que precisam serem superados: acessibilidade, precariedade da estrutura ao turista, inexistência de um ecossistema de turismo e pouca exaltação das atrações.
A partir da pesquisa também foram estruturados seis projetos estratégicos sob o conceito do Pampa Infinito (a imensidão sem fronteiras do pampa gaúcho), são eles: caminhos do Pampa – experiência territorial resignificando as distâncias da região, o projeto levantou 42 caminhos que podem ser compostos para receber o turista, envolvendo principalmente Santana do Livramento, Bage, São Gabriel e Uruguaiana -; Pampa Natureza – valorizar a beleza da região, turismo contemplativo, por exemplo -; Pampa Rural – ir para fora, qualificar as propriedades rurais para receber os turistas -; Gastronomia do Pampa – experiência em torno do fogo -; Pampa Imaginário (cultural), Enoturismo (tornar o vinho muito mais acessível conquistando outros públicos). Fonseca reforçou, ao final, que todo material é norteador e não normatizador, ou algo engessado, já que o objetivo do projeto é compartilhar e construir o futuro do turismo na região do Pampa Gaúcho.
O diretor-superintendente do Sebrae RS, Derly Fialho, reforçou a informação. “Nossa ideia em formatar esse grupo é validar o conceito e a lógica do que foi construído até o momento, esclarecer dúvidas e planejar os próximos passos”. Inclusive, todos os materiais estão disponíveis às lideranças e aos municípios. “O projeto não é do Sebrae, mas da comunidade, dos líderes que podem levar adiante esta iniciativa”.
Próximos passos
Em setembro serão realizados quatro encontros nas microrregiões para definir as ações que serão desenvolvidas, mobilizando outras pessoas e empreendedores que podem fazer parte do projeto Caminhos do Pampa. Em novembro, ocorrerá outra reunião de trabalho, a exemplo desta, para levantar os avanços dos trabalhos.

Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.