
Mais buscados: MeI CREDITO Sei Boas praticas consultoria

Da Redação
O Insight já começou e está sendo um momento para refletir tudo o que vai “Da teoria à realidade do seu negócio”. O Sebrae criou o InBook, uma série de oficinas inspiradas nos melhores livros de negócios da atualidade e também um pouco na ficção. A primeira oficina ocorreu nesta manhã, inspirada no livro “As Crônicas de Gelo e Fogo”, obra que foi base para a série Game of Thrones. Os participantes puderam voltar seu olhar para uma compreensão a fundo na essência empreendedora de cada um e dos seus negócios para criar estratégias de forma mais eficiente.

As oficinas são inspiradas nos melhores livros de negócios da atualidade e também um pouco na ficção (Foto: Cassius Souza)
Com lotação de público, a oficina, conduzida por Fabiana Schimitz, analista de Marketing do Sebrae/MG, teve uma didática toda voltada aos tipos de estratégia e liderança, passando trechos da série Game of Thrones e analisando alguns de seus personagens. Fazendo alusão ao lema “O inverno está chegando”, usado na série, Fabiana afirmou: “Nos negócios lidamos com nossos invernos e nossos verões e isso faz parte do ambiente empreendedor, afinal, no mercado a oferta sempre vai cair e subir alternadamente”. Os participantes inspiraram-se para idealizar estratégias de negócios e pensar de forma mais estratégica.
A tarde foi a vez da Oficina inspirada no livro “TED Talks: o guia oficial do TED para falar em público”, também ministrada por Fabiana, mas com foco em tentar despertar no participante um novo olhar sobre o poder de suas próprias histórias. O livro é do curador do TED, Chris Anderson, que aborda a capacidade que o empreendedor precisa ter para tomar a perspectiva e se conectar genuinamente com seu público.
A oficina teve uma dinâmica diversificada que fez com que os participantes identificassem aquilo que melhor o representam. Fabiana chamou a atenção para o fato de que contar histórias de um jeito diferente é uma forma de se destacar no empreendedorismo. “As histórias encantam e despertam uma coisa que todos nós somos: vulneráveis. E isso nos conecta ainda mais, pois, marcas que têm uma história por trás interessam muito mais”. A facilitadora falou ainda sobre consistência, algo fundamental para a construção de uma narrativa. “Consistência é ser o que você diz e dizer o que você é”, finalizou.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.