Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI credito sei boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Camila Achutti encerra a programação do primeiro dia do Insight 2018

A participação da mulher no mercado e o impacto das novas tecnologias foram temas tratados por ela durante a palestra

atualizado em: 13/11/18

Da Redação

COMPARTILHE

Foi um dia intenso, uma verdadeira maratona de conhecimento, inserção e troca de experiências. E para fechar a programação do primeiro dia do Insight 2018, não poderia haver nome melhor. Quem subiu ao palco principal foi a Camila Achutti. Ela é referência mundial na luta por mais mulheres na tecnologia e conquistou o prêmio Women of Vision 2015, além de ter criado o Mastertech, plataforma de educação de habilidades do século 21.

Camila é referência mundial na luta por mais mulheres na tecnologia (Foto: Cassius Souza)

Camila começou a palestra fazendo um alerta: “eu tenho uma tendência a gritar no microfone. Se estiver muito alto, me avisem (risos).” E emendou: “vou falar sobre os impactos de tecnologia na atualidade. Quem aqui se considera representante da tecnologia?”, perguntou ela à plateia. Silêncio absoluto e apenas uma pessoa timidamente levantou a mão. Ela então disse: “gente, vou dar um conselho. Da próxima vez que alguém fizer essa pergunta, todo mundo tem que levantar a mão porque, hoje em dia, não podemos nos dar ao luxo de escolher se somos ou não envolvidos com a tecnologia. Se temos um celular, estamos usando ao menos uma tecnologia”.

A abertura já mostrou como seria o restante da conversa com os empreendedores. Logo em seguida, ela usou o exemplo da última eleição para justificar o impacto das novas tecnologias e das redes sociais em nossa rotina. “O candidato eleito não foi aquele que tinha o maior tempo de propaganda na televisão, mas aquele que teve a maior participação nas redes sociais”, disse ela.

Camila nasceu no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher. Coincidência ou não, ela é uma representante do feminismo e da inserção da mulher no mercado de tecnologia. Assuntos que não poderiam faltar numa apresentação dela. “A sociedade se torna mais competitiva na era digital e num mercado que está em constante evolução” disse ela. É importante também ampliar o olhar para a mulher, que está cada vez mais inserida em um ambiente envolvido pelas novas tecnologias. E assim, ela trouxe diversos exemplos históricos da presença da mulher no mercado de trabalho e no ambiente tecnológico.

Olhando para um novo modelo de educação, a Mastertech criou um programa de presença de mulheres na educação. Ela lembra que, durante o processo de construção do programa, “nós tomamos cuidado para não falarmos tudo no masculino, evitamos fotos que não tenham mulheres. Hoje, o mercado ainda está deixando muito a desejar, mas já fizemos bastante”.

No telão, fez bom uso de imagens de mulheres, temas polêmicos e palavras fortes como “provável versus desejável”. Camila ainda chamou a atenção dizendo que “para mudar o cenário e ampliar a participação da mulher, temos que fazer barulho. Não vamos conseguir sair do cenário que a gente está sem conflito. É com o conflito que a gente constrói. No meu futuro perfeito, quero que as mulheres estudem tecnologia”, e encerrou.

No fim, ela abriu para perguntas, uma novidade na programação do Insight desta segunda-feira. Aí, vieram uma série de questionamentos sobre diversidade de gêneros e igualdade de sexos.

Já na primeira resposta, ela falou sobre a maneira como homens e mulheres, quando criança, decidem a profissão. Para a empreendedora, as mulheres pensam de uma forma mais emocional, querendo atender as pessoas, e os homens decidem pelo lado racional: ser rico, fazer sucesso, ser presidente. Camila encerrou a apresentação dizendo que todo mundo está tentando entender onde está o espaço das mulheres na sociedade. O assunto precisa ser discutido e conversado constantemente.

Confira a programação do palco principal no segundo dia do Insight:

9h – Credenciamento

10h – Palestra magna: Tiago Mattos (Perestroika e Aerolito)

11h – Palestra magna: Israel Salimén (Méliuz)

12h às 18h – Início das palestras em palco “compartilhado”

18h – Renato Mendes (autor do Livro “Mude ou Morra”)

19h – Encerramento do evento

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: