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Da Redação
Quantas vezes você já pensou em largar tudo e investir no próprio negócio? Um em cada três pessoas no Brasil – ou seja, 33% dos brasileiros – sonha em empreender, segundo a pesquisa mais recente da GEM (Global Entrepreneurship Monitor), divulgada na segunda quinzena de fevereiro. Com a Thaís Cerutti não foi diferente. Ela era gerente de produto em uma grande empresa de moda, onde trabalhou por uma década. Ao longo desse período, sempre quis ter sua marca de moda praia. Um dia, o “espírito empreendedor” aflorou e, segundo ela, tomou a decisão mais importante e difícil da vida: ser empresária.
O namoro da Thaís com o empreendedorismo começou em 2007, quando ela cursava moda no Centro Universitário Metodista – IPA, em Porto Alegre. Ela tinha 21 anos e os pais foram morar em Maceió. Para não trancar o curso, ela ficou para trás. No primeiro semestre de faculdade, conseguiu uma oportunidade de trabalho na área. Após meio ano como estagiária, foi efetivada. No emprego, passou por várias áreas, entre elas, modelagem, estilo e desenvolvimento e compras, foi trainee e chegou a ser gerente de produto da empresa.
Dez anos se passaram e veio a reflexão que todos têm ao menos uma vez na vida: “e agora, o que eu vou fazer da minha vida?”. Foi quando ela decidiu recuperar o sonho de ser empresária e, aos 32 anos, pediu demissão da empresa para montar a Sal de Maré Beachwear, empresa voltada para a confecção de biquínis e roupas de praia. Por uma questão pessoal, pouco antes da empresa começar a funcionar, mudou-se para Alegrete, no oeste do Estado, região que não tem mercado para moda praia. Por conta disso, o negócio teve suas origens no e-commerce. “Quando o empreendedor quer, qualquer lugar é lugar. Não seria Alegrete que me impediria de realizar o meu desejo”, comenta Thaís.
Em setembro do ano passado, a Sal de Maré procurou o Sebrae RS, que a direcionou ao projeto E-commerce RS, Gestão e Performance em Comércio Eletrônico. Com o apoio do Sebrae, em pouco tempo, a Thaís mudou o layout do site da empresa e reestruturou sua estratégia de vendas.
“Para um negócio dar certo, é preciso ter diferencial competitivo, uma atitude empreendedora que busque oportunidades para desenvolver melhores habilidades para se destacar no mercado e uma instituição que auxilie no aumento da performance. O negócio tem uma proposta de valor muito boa, ela está sempre em busca de proporcionar a melhor experiência para o seu público, tem grande capacidade empreendedora, além do Sebrae como parceiro”, destaca a gestora de projetos do Sebrae RS Katia Boeira Santana.
Ao longo desses dois anos, a loja cresceu e se consolidou no mercado de moda praia. A marca busca criações exclusivas e originais somadas à qualidade e custo-benefício, levando às areias uma sofisticação jovem e moderna. Hoje, a Sal de Maré está com showroom em Porto Alegre (R. Buarque de Macedo, 974 – São Geraldo), outro em Maceió e com o e-commerce reformulado. Para se ter uma ideia, em 2018, o crescimento foi de 110% e em dezembro do ano passado, a alta foi de 250%, comparado com dezembro do ano anterior.
O plano para este ano, será investir na exportação dos produtos. “O sucesso do meu negócio se dá pelo amor e carinho que eu dedico. O atendimento é o meu diferencial. Eu trato as clientes com carinho, como amigas”, comenta a empresária. Thaís fez do sonho uma realidade e transformou num mantra o próprio slogan da empresa: Vida Sem Sal Enferruja! Ficou curioso para conhecer as confecções? Acesse www.saldemare.com.br e confira!
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