Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei Credito SEI Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Empreendedorismo que Transforma: como manter-se competitivo no mercado

Conheça importantes conceitos que podem mudar a trajetória de uma empresa

atualizado em: 19/03/19

Da Redação

COMPARTILHE
O mercado de nicho é um conceito adotado por aquelas empresas com o foco na região. O “mercadinho do bairro”, o “cabeleireiro da esquina”, a “padaria do ‘seu zé’”, a “lavagem do ‘joão’”, entre outros.

Todo empresário quer ter sucesso nos negócios. Muitas vezes, a empresa deixa de crescer da maneira correta pela falta de uma estratégia adequada ou um planejamento que impulsione os negócios. Para um resultado mais efetivo, é preciso ter inteligência competitiva, um bom planejamento de marketing e saber a hora certa de explorar o mercado de nicho, que, em outras palavras, trata-se da relevância para a comunidade em que se está inserido.

O mercado de nicho é um conceito adotado por aquelas empresas com o foco na região. O “mercadinho do bairro”, o “cabeleireiro da esquina”, a “padaria do ‘seu zé’”, a “lavagem do ‘joão’”, entre outros. O gestor de projetos do Sebrae RS Fabiano Zortéa comenta que “os nichos são oportunidades que nascem das mudanças de comportamento dos consumidores. Estar atento a estes movimentos faz parte da condição de ter um negócio.” Segundo ele, atuar em um nicho é deixar de atender uma demanda de forma genérica e ser mais especializado em algo. O consumidor espera isso das marcas e retribui com reconhecimento e recomendação.

Hoje em dia, há um movimento crescente de pessoas que preferem comprar de negócios locais. Muitas vezes, para valorizar o que é produzido naquela região ou até pela afinidade com as características dos pequenos negócios, que possuem escalas de produção e vendas menores e um relacionamento muito próximo com clientes e fornecedores. Ser relevante para uma comunidade é uma maneira de se manter competitivo no mercado local. Os negócios locais podem aproximar as pessoas. “Eles têm uma pegada mais humanizada. Se um pequeno mercado, une-se à floricultura, ao salão de beleza e aos artistas do bairro, o resultado pode ser um festival de final de semana, onde todos vendem e a vizinhança se diverte com segurança, em um clima de pertencimento”, comenta o Zortéa.

Antes de lançar um novo produto ou serviço voltando para um nicho, é importante conversar muito sobre as percepções dos clientes sobre estas possibilidades. Destas conversas podem surgir novas ideias e o momento certo para lançar no mercado. Compreender as oportunidades de nicho pode ser uma chance de tornar o negócio mais produtivo e permitir melhores margens de lucro e de clientes.

Foi o que fez o ciclista Ricardo Oliveira, proprietário da Bike Village, de Porto Alegre. Em 2014, abriu a empresa com o foco nas vendas pela internet. “A forma que eu achei de viabilizar o meu sonho, foi através do e-commerce. Foquei apenas no Enduro, uma modalidade do Mountain Bike. Optamos por isso porque a  procura pelo serviço era muito intensa e não existia uma loja especializada.”

Para aproximar os amantes do esporte, dentro da Bike Village, de tempos em tempos, o empresário promove workshops e palestras.

Três anos depois, abriu uma loja física, agregando serviço de oficina para todas as modalidades e ampliando a relação de acessórios para popularizar os serviços. “Para ter mais relevância no mercado local, precisava ter uma loja física. Hoje, a loja física representa 80% das vendas e entramos num outro patamar de renda”, comenta Oliveira.

Hoje, o empresário entendeu bem o conceito de Mercado de Nicho e proporciona muito mais do que uma venda para a comunidade local. Ele organiza passeios de bicicleta por trilhas. E para aproximar os amantes do esporte, dentro da Bike Village, de tempos em tempos, o empresário promove workshops e palestras. Entre os temas já estiveram a hidratação, para pessoas que fazem percursos de 40 km e acabam passando mal; de suspensão e freios, bike fit (conforto da pessoa com o equipamento), cicloturismo, entre outros. Em abril, já está previsto mais um evento de dois dias para tratar de bike packing, modalidade de cicloturismo onde se viaja sem bagageiros e as malas vão amarradas na bicicleta. A loja fica na Av. Ijuí, próximo da Praça da Encol.

Leia também sobre Marketing e Inteligência Competitiva.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Novembro de 2024

Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025

SAIBA MAIS

 

22 de Novembro de 2024

Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 14/11/2024 16:32

Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar

Sebrae RS Podcast 01/01/2024 15:00

Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: