Loading SEBRAE

Mais buscados: MeI CRÉDITO SEI Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Editora atendida pelo Sebrae é finalista em prêmio nacional

Empresa de Caxias do Sul concorre na modalidade MPE, categoria Inovação em Marketing

atualizado em: 07/06/19

Da Redação

COMPARTILHE
Equipe da Belas Letras comemora a indicação que levou em consideração as ações inovadoras da editora e os resultados obtidos nos últimos dois anos.
Equipe da Belas Letras comemora a indicação que levou em consideração as ações inovadoras da editora e os resultados obtidos nos últimos dois anos.

Atendida pelo Programa ALI – Agentes Locais de Inovação, do Sebrae RS em parceria com CNPq, a Editora Belas Letras, de Caxias do Sul, na Serra, é a MPE gaúcha finalista do Prêmio Nacional de Inovação (PNI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Sebrae. Ela concorre na modalidade MPE, categoria Inovação em Marketing, com outras duas finalistas, uma do Pará e outra do Rio de Janeiro. Os vencedores serão conhecidos no dia 10 de junho durante o 8° Congresso de Inovação da Indústria, em São Paulo.

A Belas Letras não chegou à final do prêmio à toa. A editora superou, com crescimento, a maior crise do mercado brasileiro de editoras de livros em 2018, e segue crescendo. “A empresa já tem um histórico inovador e o Programa ALI só veio reforçar isso. Aplicamos um diagnóstico de oportunidades e construímos um plano de ações para a empresa”, comenta Michele Ballejos Seleri, coordenadora estadual do Programa ALI. Ela lembra que empresas atendidas pelo programa no Rio Grande do Sul têm tradição vitoriosa na premiação nacional. Desde a primeira edição, em 2012, ganham ao menos uma categoria.

A indicação da Belas Letras levou em consideração as ações inovadoras da editora e os resultados obtidos nos últimos dois anos, em que ela construiu um modelo de negócio diferenciado no mercado editorial brasileiro, que estava baseado em vendas a livrarias e ao governo. Durante a crise que afetou o varejo de livros no ano passado (com recuperação judicial de duas das maiores redes do país), a Belas Letras cresceu 45%. A estratégia incluiu maior presença digital e foco na experiência e nas necessidades dos clientes. “Fica claro nos resultados da Belas Letras a importância de os negócios estarem atentos às tendências e mudanças do mercado e do mundo. As necessidades das pessoas estão mudando e as empresas precisam se transformar para continuarem sendo relevantes para essa nova sociedade. E o mais legal é que elas podem fazer parte da construção desses modelos”, comenta Fernanda Cardoso Setti, agente local de inovação do Sebrae RS, que acompanhou a empresa nos últimos dois anos.

Pesou para a indicação o engajamento com consumidores. Em 2016, a Belas Letras criou um programa chamado Compre 1 Doe 1, em que cada leitor da editora que compra um livro no e-commerce da marca recebe um segundo livro para doar na sua comunidade, um projeto inédito no Brasil que gerou um crescimento de 265% nas vendas da empresa pelo canal digital próprio e foi consolidado, nos moldes atuais, em 2018. A Belas Letras também desenvolveu parcerias estratégicas com marcas importantes, como Imaginarium, Dobra, Dentro da História, Post-It, entre outras.  “A parceria com o Programa ALI, do Sebrae RS, foi fundamental porque nos deu ferramentas para desenvolvermos a inovação. Uma coisa é querer fazer e outra é ter as ferramentas para conseguir fazer o que se quer. Além das ferramentas, houve o acompanhamento com métricas corretas”, comenta o publisher Gustavo Guertler.

O Prêmio Nacional de Inovação (PNI)

O Prêmio Nacional de Inovação é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O objetivo é incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de inovação e gestão da inovação nas organizações que atuam no Brasil. Há finalistas em três modalidades: Pequenos Negócios, Média Empresa e Grande Empresa. Cada modalidade tem cinco categorias de premiações. A atual edição (2018/2019) teve 1.605 empresas inscritas em todo o Brasil, e 1.353 delas foram na modalidade Pequenos Negócios. Nesta modalidade, 147 inscritos são do Rio Grande do Sul (93 são atendidas pelo Programa ALI/RS, o correspondente a 63% das inscrições do Estado). A Editora Belas Letras concorre na categoria de Marketing. Na modalidade Pequenos Negócios, a Belas Letras concorre com outras duas empresas, uma do Rio de Janeiro e outra do Pará.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

04 de Julho de 2024

Antônio Prado apresentará caso de sucesso sobre desburocratização em Brasília no evento Transformar Juntos

SAIBA MAIS

 

04 de Julho de 2024

Mentorias Solidárias buscam superar pessimismo dos empresários do RS com cenário para os próximos meses

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: