Loading SEBRAE

Mais buscados: mEI CREDITO SEI boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

RS tem 3º maior índice de donos de negócios formalizados

Estudo do Sebrae aponta que escolaridade tem influência na formalização dos negócios no Brasil

atualizado em: 17/06/19

Da Redação

COMPARTILHE
Comércio é o setor com maior nível de empreendedores formalizados e, segundo a pesquisa.
Comércio é o setor com maior nível de empreendedores formalizados e, segundo a pesquisa.

A pesquisa Empreendedorismo Informal no Brasil divulgada recentemente mostra um cenário em evolução no País quando o assunto é abrir um negócio próprio, mas revela que, mesmo com os avanços da legislação, ainda há um longo caminho a ser trilhado rumo à formalização e aos benefícios que esta condição proporciona. De acordo com o levantamento, dos 28,4 milhões de donos de negócios no Brasil, apenas 29% possuem CNPJ, enquanto que 71% não possuem. Entre as regiões, a Sul é a que apresenta o maior nível de formalização (40%), sendo 3,5 vezes superior ao encontrado no Norte do País (12%). Santa Catarina é o estado brasileiro com maior nível de formalização (43%), seguido por São Paulo, que ocupa o segundo lugar (42,4%), e o Rio Grande do Sul, que aparece em terceira posição, com um nível de 40% de formalização.

O comércio é o setor com maior nível de empreendedores formalizados e, segundo a pesquisa, a proporção de negócios com CNPJ é de 43% e cinco vezes superior ao verificado na agropecuária que tem um índice de apenas 8% de formalização. A maior concentração de empreendedores formais está entre os que trabalham mais de 49 horas por semana no próprio negócio, ganham acima de cinco salários mínimos e permanecem há mais de dois anos na atividade atual. Outra característica do grupo formalizado é que possui mais sócios e mais empregados. Em contrapartida, a informalidade é maior entre os indivíduos que trabalham por conta própria, são negros e têm baixa escolaridade. Nesse caso, trabalham poucas horas por semana no negócio, ganham baixo rendimento e atuam sem sócios e sem empregados.

O estudo mostrou também que apresentam alto nível de informalidade os empreendedores que estão no máximo há um mês na ocupação atual e trabalham em “área ou via pública” (ambulantes e camelôs). Seus empreendimentos são, principalmente, no setor da agropecuária ou da construção e estão localizados nas regiões Norte ou Nordeste. O levantamento também revelou o impacto da escolaridade e da maturação do negócio na formalização: a proporção de CNPJ cresce com a escolaridade e com o tempo na atividade do empreendedor. Os donos de negócios com ensino superior têm um nível de formalização quase 20 vezes superior aos donos de negócios sem instrução.

Além disso, o nível de formalização é maior na faixa etária de 35 a 44 anos, alcançando 33%, enquanto os donos de negócios com até 24 anos apresentam menos da metade do nível de formalização. A formalização também avança de acordo com o rendimento médio mensal e chega a 76% entre os que ganham cinco salários mínimos ou mais. No entanto, independentemente destas características, homens e mulheres têm mesmo nível de formalização no Brasil.

Saiba mais A pesquisa do Sebrae Nacional foi realizada com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE) e na Pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor 2018). O estudo completo está no link: https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Empreendedorismo-Formal-x-Informal-2018-v7.pdf.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Março de 2024

SEBRAE lançará edital Tecnova3 no South Summit Brazil

SAIBA MAIS

 

18 de Março de 2024

Projeto Cidade Empreendedora de Santo Ângelo impulsiona crescimento econômico e inovação na região

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: