Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei crEdito SEI BOAS Praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Fortalecer propriedades rurais para torná-las referência

Criação de 23 Unidades Demonstrativas pretende impactar 24 mil propriedades até 2022

atualizado em: 26/08/19

Da Redação

COMPARTILHE
Fortalecer propriedades rurais para torná-las referência

As 23 propriedades rurais que se tornarão Unidades Demonstrativas já foram escolhidas, mas toda execução ocorre de forma interinstitucional.

Qualificar e desenvolver 23 propriedades rurais localizadas no território denominado Fronteira Sul, que vai do Chuí a São Borja, para que se tornem Unidades Demonstrativas (UD) e um meio de disseminação dos seus próprios avanços para demais propriedades da região. Este é o objetivo de um projeto que Farsul, Senar RS e Sebrae RS, através do Programa Juntos para Competir, estão colocando em prática e que terá duração de três anos.

O gerente do Sebrae RS na Região Campanha e Fronteira Oeste, Ângelo Aguinaga, explica que a iniciativa surgiu a partir do Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional, implementado nessas regiões entre os anos de 2015 e 2018. “Durante as discussões, detectou-se que uma das principais dificuldades do eixo agronegócio é de melhorar os índices produtivos da pecuária de corte, bovinocultura de leite, vitivinicultura e do sistema integrado lavoura-pecuária, por isso atuaremos com estes segmentos também com foco em gestão”.

As 23 propriedades rurais que se tornarão Unidades Demonstrativas já foram escolhidas, mas toda execução ocorre de forma interinstitucional, em que cada município que possui uma UD envolve entidades como secretarias de agricultura municipal, Embrapa, Emater, universidades e outros parceiros locais. “Até 2022 essas propriedades serão potencializadas por meio de diversas ações de capacitação e orientação, iniciando com diagnóstico e consultoria técnica produtiva (88 horas), seguido de consultoria em gestão (44h), Dias de Campo (6h), mapeamento da propriedade rural (28h), além da realização de encontro anuais dos produtores a ser realizado em Pelotas e Alegrete”, cita Aguinaga.

A grande maioria das propriedades não têm qualquer tipo de gestão ou controle dos seus custos. “Com a iniciativa, nossa meta é irradiar as boas práticas destas unidades demonstrativas para outros empreendimentos rurais e impactar de várias formas até 24 mil propriedades até 2022, tornando-as mais competitivas e promovendo e desenvolvimento regional”, acrescenta.

Relação das Unidades Demonstrativas:

Fortalecer propriedades rurais para torná-las referência 3

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

17 de Julho de 2024

Mais de 30% dos MEIs e MPEs ainda estão fora de operação revela pesquisa do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

17 de Julho de 2024

Seminário de Turismo Rural de Cruz Alta ocorre no dia 24 e discute ações para o setor

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/07/2024 14:30

Divulgar a gastronomia e paisagens gaúchas são apostas para retomar o turismo no RS

Sebrae RS Podcast 12/07/2024 13:00

Retomada dos pequenos e médios negócios de varejo é tema de podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: