
Mais buscados: MeI CREDITO Sei Boas praticas consultoria

Da Redação
Os visitantes que circulam pelo espaço Juntos para Competir, na Expointer, executado por Farsul, Senar-RS e Sebrae RS, em parceria com FIERGS/Senai e Fecomércio/Senac, notam os diferentes painéis expostos no local e que contam as experiências bem-sucedidas de empreendedores que cresceram e se desenvolveram a partir do ingresso ao Juntos para Competir. O programa valoriza aspectos como inovação, gestão, qualidade, rastreabilidade e bem-estar animal e dá destaque para as três cadeias produtivas: Vitivinicultura, Pecuária de Corte e Leite e Derivados.

O gestor do Juntos para Competir no Sebrae RS, Juliano Bolzoni (E), o produtor Alencar Gonçalves Feijó (C) e o prefeito de Jaguarão, Favio Telis (D) (Foto: Marcus Berthold)
Entre eles, está a história do proprietário da Fazenda Don Pastor, de Jaguarão, na região Sul do Rio Grande do Sul, Alencar Gonçalves Feijó, que herdou do avô o amor e o carinho pela vida no campo. O pai seguiu com o trabalho pecuário e o ensinou a atividade. “A pecuária está no sangue”, comenta o empresário que, atualmente, divide as atenções entre o trabalho como funcionário público e as atividades na fazenda.
Até 2017, o empresário tinha uma produção que variava entre 60 e 84 kg de carne por hectare de terra. Sem planejamento e plano reprodutivo, para ele, era difícil precisar até esses dados. Dois anos depois de integrar o programa Juntos para Competir, o valor já chega a 148 kg de carne por hectare. Nas pastagens, essa melhoria é cinco vezes maior. “Além de uma mudança na produtividade, é uma mudança na ideia do produtor. Estamos conseguindo alcançar os índices que o projeto prevê. Quero seguir produzindo cada vez mais. Para minha propriedade foi um marco, um divisor de águas que me abriu um novo horizonte”, comenta o proprietário.
Circulando pelo espaço, também estava o prefeito de Jaguarão, Favio Telis, que reconheceu o sucesso do produtor, comentou que se trata de exemplo e motivo de orgulho para toda a cidade. “Um projeto como esse dá sustentabilidade ao produtor para que ele aumente a produtividade. Ele não está só melhorando o seu empreendimento, mas está melhorando uma cadeia inteira que vai refletir no município na questão de melhoria e desenvolvimento econômico da cidade”, comenta Telis.
Saiba mais sobre o Juntos para Competir
Através de 29 projetos, o programa Juntos para Competir atende, em 2019, 2.800 produtores rurais das principais cadeias produtivas: bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, ovinocultura, apicultura, vitivinicultura, horticultura e agroindústria. Por meio da participação em grupos de trabalho, são traçadas metas desejadas e desenvolvidos os planos anuais de atividades. As ações são realizadas em conjunto pelas entidades que promovem o programa, com a participação de parceiros locais que estejam envolvidos no desenvolvimento dos setores trabalhados. As ações desenvolvidas são relativas à tecnologia de produção e industrialização, ao acesso a mercados e à gestão, melhorando a qualidade dos produtos e agregando valor à produção agropecuária.
O agricultor interessado em participar pode sempre entrar em contato com o Sindicato Rural, supervisor regional do Senar-RS ou escritório do Sebrae RS mais próximo para saber de novos projetos coletivos e individuais.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.