Mais buscados: MEI credito Sei BOAS PRATICAS CONSULTORIA
Da Redação
Arpac, empresa de Porto Alegre especializada em aplicar defensivos químicos e biológicos em lavouras, já pode comemorar a participação no espaço Juntos para Competir, executado por Farsul, Senar-RS e Sebrae RS, em parceria com FIERGS/Senai e Fecomércio/Senac, no Pavilhão Internacional da 42ª Expointer. A startup fechou um negócio para pulverizar 52 hectares de arroz – o equivalente ao tamanho de 52 campos de futebol – durante a maior feira do agronegócio da América Latina.
“Estamos com um drone exposto, um vídeo de simulação que mostra como é feita a nossa aplicação e um software que podemos fazer os orçamentos na hora. Uma das promotoras trouxe o produtor e fechamos o negócio com ele”, comenta o diretor executivo da Arpac, Eduardo da Costa Guerl.
A história do negócio começou quando um produtor de arroz, da região de Santa Cruz, chegou ao estande para fazer o orçamento de uma aplicação em uma área de cinco hectares. A lavoura dele fica muito perto da cidade, o que restringe a aplicação através do uso de um avião, além do custo elevado. Depois de feito o primeiro orçamento, o valor ficou muito alto para o produtor. Assim, Guerl sugeriu que o arrozeiro conversasse com outros produtores próximos para ampliar a área de aplicação. O resultado foi um negócio fechado para aplicação em 52 hectares, que atenderá sete produtores da região em dois dias de trabalho, com um preço que ficou dentro do orçamento previsto pelo arrozeiro.
“Se não fosse assim, o produtor precisaria colocar uma pessoa para caminhar pela lavoura e fazer a dissecação nas áreas necessárias. Esse é um perfil de produtor que a gente pode se aproximar bastante nos próximos anos, atendendo um nicho de mercado acima da aplicação à pé e à baixo do que contempla um avião”, complementou o diretor executivo da Arpac.
Ao todo 19 startups, sendo nove por dia e três para cada uma das cadeias produtivas (Vitivinicultura, Pecuária de Corte e Leite e Derivados), estão expondo seus trabalhos, produtos e serviços, além de apresentar quais são as principais inovações tecnológicas e o que existe de mais moderno para o agronegócio, com muita interação com o público, em uma área reservada especialmente para elas no estande do Juntos para Competir.
Conheça as startups que estão expondo de 30 de agosto a 01 de setembro:
Tryber Tecnologia (Independência)
Falker Automação Agrícola (Porto Alegre)
Central do Boi ( São Paulo)
Quíper Fresh (Porto Alegre)
Agrocloud (Flores da Cunha)
Startup Partamon (Pelotas)
Prediza Tecnologia da Informação (Caxias do Sul)
Raks Tecnologia Agrícola (São Leopoldo)
Eirene Solutions (Porto Alegre)
Saiba mais sobre a Arpac
Eduardo da Costa Guerl teve a ideia de criar a Arpac depois de sofrer um acidente aéreo, quando dava instruções para um piloto agrícola, em 2008. A empresa usa drones para aplicar defensivos químicos e biológicos em lavouras. No ano passado, chegou a operar quatro drones simultâneos e somar 12 mil hectares de terra tratados.
A empresa presta serviços para a Raízen, Usina São Martinho, Coopercitrus, BASF, Syngenta, entre outros. Além disso, recentemente, fecharam uma rodada de investimento com a participação do DroneFund (fundo japonês que investe em várias grandes empresas de drone do mundo), com a Moor Capital e ainda com o Francisco Forbes, diretor global do Hyperloop (iniciativa de Elon Musk), garantindo a ampliação da Arpac. Saiba mais em http://www.arpacbrasil.com.br/. Veja também a matéria sobre a empresa no site do Sebrae RS, aqui.
Saiba mais sobre o Juntos para Competir
Através de 29 projetos, o programa Juntos para Competir atende, em 2019, 2.800 produtores rurais das principais cadeias produtivas: bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, ovinocultura, apicultura, vitivinicultura, horticultura e agroindústria. Por meio da participação em grupos de trabalho, são traçadas metas desejadas e desenvolvidos os planos anuais de atividades. As ações são realizadas em conjunto pelas entidades que promovem o programa, com a participação de parceiros locais que estejam envolvidos no desenvolvimento dos setores trabalhados. As ações desenvolvidas são relativas à tecnologia de produção e industrialização, ao acesso a mercados e à gestão, melhorando a qualidade dos produtos e agregando valor à produção agropecuária.
O agricultor interessado em participar pode sempre entrar em contato com o Sindicato Rural, supervisor regional do Senar-RS ou escritório do Sebrae RS mais próximo para saber de novos projetos coletivos e individuais.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
07 de Janeiro de 2025Saiba os cinco grandes temas que devem ser destaque da NRF e como acompanhar pelos canais do Sebrae RS
SAIBA MAIS06 de Janeiro de 2025
Sebrae RS orienta MEI e pequenas empresas a regularizarem débitos do Simples Nacional
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
20/12/2024 10:30Plano de Voo aborda tendências para o varejo em 2025
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.