Mais buscados: mei credito Sei boas praticas consultoria
Da Redação
O Sebrae RS e o Banrisul desenvolveram a pesquisa O Panorama da Economia Criativa, que mapeou o perfil dos empreendedores e as principais atividades de economia criativa de Porto Alegre. O resultado completo foi apresentado nesta terça-feira, 12 de novembro, no Espaço Sebrae de Negócios (Rua Salgado Filho, 135). A iniciativa faz parte do programa Pacto Alegre – projeto para o desenvolvimento sustentável e melhorar a qualidade de vida na capital gaúcha, através da união de esforços.
A pesquisa mostra que existe um grupo com mais de 20 atividades consideradas de economia criativa, com destaque para a Moda e a Gastronomia. O levantamento também aponta que 60% deles acreditam que têm um bom produto, mas possuem um modelo de negócio frágil e entendem que precisam aperfeiçoá-lo. “Isso mostra que há uma dificuldade dos empreendedores em se preparar para o mercado. Muitos negócios terminam nas fases iniciais porque o empresário não se preparou adequadamente para começar”, destaca a coordenadora de projetos de turismo e economia criativa do Sebrae RS, Amanda Paim.
Para ela, através do levantamento é possível notar que existe uma vontade de empreender, mas alguns deles não sabem como viabilizar essa iniciativa. “O empreendedor se prepara pouco porque tem pouca preocupação de escalar o negócio, investe de forma moderada e fica num círculo limitado. Vemos que a economia criativa tem potencial, mas o empreendedor precisa investir com uma visão mais empresarial e não como um hobbie. Muitos fazem porque gostam, sem pensar na atividade como um negócio”, reconhece a gestora.
O empreendedor criativo de Porto Alegre
53,5% feminino
33% de 35 a 44 anos
37,7% possui ensino superior completo
63,3% não tem curso de gestão
42,28% tem na sua iniciativa a única fonte de renda
65% exerce o trabalho porque gosta, não por necessidade ou oportunidade
41% não tem formação na área do empreendimento
87,7% reconhece como pertencente à economia criativa
13,1 é o tempo médio (em anos) de experiência na área do negócio
46,6 horas por semana é o tempo médio de trabalho
1 a 3 salários mínimos é a média de renda com o empreendimento
Ações que ajudam a melhorar
Além dos resultados do estudo, foram apresentadas algumas ações que serão implementadas pelo Sebrae RS para apoiar o crescimento do segmento de economia criativa no Estado. Entre elas, estão a ferramenta “perfil empresarial”. Trata-se de um atendimento que avalia a maturidade de cada área do negócio já estruturado. Através dele, identificam-se os principais pontos de gestão e os níveis de maturidade de cada empresa como a gestão financeira, o marketing e o planejamento geral.
Outra ação é o “atendimento para modelagem de negócio”, em que será possível avaliar todas as oportunidades de mercado, capacidades de investimento, validação do negócio, entre outros. “A partir disso, é possível fazer um ‘plano de desenvolvimento’ para que o empresário consiga melhorar e desenvolver o negócio”, comenta Amanda. A terceira ação apresentada trata da “prototipação do negócio”. Através dela serão oferecidas modelagens de negócios e protótipos dos produtos, pois há muitos empreendedores que estão em estágio inicial. Ela serve basicamente para analisar se o produto tem viabilidade comercial e como ele se vende para entrar no mercado.
“Ao contrário do que fizemos anteriormente, quando atuamos através de projeto coletivo de empresas, desta vez focaremos em atendimentos individualizados, conforme o interesse e a necessidade de cada empreendedor. Além disso, o Espaço Sebrae de Negócios está aberto e à disposição destas empresas para que façam reuniões, eventos, networking”, explica Amanda Paim.
Novidade
Hoje também foi lançado o “Mercado Inquieto da Economia Criativa”, um grande evento com workshops e palestras para tratar da economia criativa em Porto Alegre e, também, para dar visibilidade aos negócios. A ação, que tem parceria do coletivo Poa Inquieta, do programa RS Criativo e do Sebrae RS, acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. “É um evento pensado e estruturado com base nos gargalos que surgiram no estudo, como visibilidade e crédito financeiro”, comenta a gestora do Sebrae RS.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.