Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI CREDITO SEI Boas Praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Ipiranga do Sul recebe certificado pela implementação da Lei Geral

atualizado em: 20/02/15

Da Redação

COMPARTILHE

Reconhecimento será entregue nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, durante a cerimônia de Abertura da Colheita de Soja

Da Redação

Lei Geral é uma realidade em Ipiranga do Sul (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Ipiranga do Sul, município da Região Norte do Estado, vai dar um importante passo em prol do seu desenvolvimento econômico. É a oficialização da implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. O reconhecimento será feito nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, às 19 horas, durante a Abertura da Colheita da Soja. O certificado será entregue pela gerente da Regional Norte do SEBRAE/RS, Silvana Conterato Berguemmaier, e pelo gestor de políticas públicas do SEBRAE/RS na região, Patric Cunha Strapazzon, ao prefeito Mario Luiz Ceron.

A cidade se credencia à certificação por uma série de práticas desenvolvidas em prol das micro e pequenas empresas. “Ipiranga do Sul conta com um agente de desenvolvimento nomeado, realiza edital exclusivo para os empreendimentos desse porte, mantém a cobrança de IPTU residencial para o Microempreendedor Individual (MEI) que trabalha em sua residência, além de ter especificado as atividades desenvolvidas na cidade e o grau de risco”, detalha Strapazzon. O mérito também se deve a agilidade para abertura de empresas, com prazo que fica entre um e cinco dias.

Para o prefeito Mario Luiz Ceron, a implementação da Lei Geral ajuda a dar condições de desenvolvimento de todos os potenciais do município e da região, não só para as atividades agrícolas, que são sazonais. “Estimular as micro e pequenas empresas é uma forma de ampliar as atividades desenvolvidas para buscar resultados finais melhores e não depender apenas dos grãos”, avalia Ceron. O prefeito destaca ainda que as ações dão condições ao desenvolvimento de todas as faixas etárias, com a geração de oportunidades também na indústria e nos serviços para, com isso, estimular a permanência dos jovens no município.

Sobre a Lei Geral: A Lei 123/2006 oportuniza uma série de benefícios para os pequenos negócios, sobretudo na geração de emprego e renda e no fortalecimento das micro e pequenas empresas.

Atualmente, mais de 452 municípios gaúchos regulamentaram a legislação e 172 a implementaram, com foco em quatro itens: compras públicas, desburocratização, Microempreendedor Individual e agentes de desenvolvimento.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Dezembro de 2025

4 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento

SAIBA MAIS

 

12 de Dezembro de 2025

Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: