Loading SEBRAE

Mais buscados: mei Credito SEI boas práticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Desburocratizar e exportar são desafios para pequenos

atualizado em: 26/02/15

Da Redação

COMPARTILHE

Solenidade marca posse de presidente do Conselho Deliberativo e de membros da Diretoria Executiva do SEBRAE Nacional para os quatro anos

Carlos Sperotto (primeiro à dir.) liderou a comitiva do SEBRAE/RS na solenidade (Foto: Charles Damasceno)

Brasília – Em solenidade realizada na noite dessa quarta-feira (25), em Brasília, o SEBRAE Nacional deu posse ao presidente do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) para o quadriênio 2015-2018, Robson Braga de Andrade, e à Diretoria Executiva da instituição, formada pelo presidente Luiz Barretto e pelo diretor de Administração e Finanças, José Claudio dos Santos, que foram reconduzidos ao cargo, além da nova diretora Técnica, Heloísa Menezes. O SEBRAE/RS esteve representado na solenidade pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), Carlos Sperotto, pelo diretor-superintendente Derly Fialho, e pelos diretores técnico e de administração e finanças, Ayrton Pinto Ramos e Carlos Alberto Schütz, respectivamente.

Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o mineiro Robson Braga de Andrade reconheceu as dificuldades que os pequenos negócios enfrentam no mercado interno e elegeu como grande desafio do SEBRAE o de preparar as micro e pequenas empresas para exportar seus produtos. “O SEBRAE pode dar uma grande contribuição para que o mercado externo não seja visto apenas como uma alternativa para aumentar o faturamento das empresas, mas para que elas se desenvolvam e se tornem mais competitivas”, afirmou.

Para o presidente Luiz Barretto, o empreendedor precisa buscar oportunidades e se preparar para elas. Na avaliação de Barretto, o cenário competitivo é igual para todos, mas o que faz a diferença é a gestão da porta para dentro das empresas. “Estimular o crescimento dos pequenos negócios é estimular o crescimento do país. E o SEBRAE tem esse compromisso há quase 43 anos. O de capacitar o empreendedor, de melhorar a gestão, de promover a inovação e a sustentabilidade. Nessa gestão, nós fizemos um grande debate interno sobre o futuro para entender as reais necessidades dos nossos clientes”, disse.

Robson Braga de Andrade, Heloísa Menezes, Luiz Barretto e José Claudio dos Santos (Foto: Flora Egécia)

O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, defendeu a desburocratização dos registros de certidões negativas das empresas e a unificação dos registros de pessoa física. Afif comemorou a atualização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e destacou a importância do programa Bem Mais Simples Brasil, proposta da presidente Dilma Rousseff que pretende facilitar a abertura e fechamento de empresas. “A presidente Dilma Rousseff lançou o desafio 90 dias atrás, que eu achava antes ser impossível de se concretizar, que é abrir uma empresa em até cinco dias. O sistema já está pronto e até junho já estará operando com empresas de menor risco”, observou.

Nesta quinta-feira, 26 de fevereiro, os dirigentes do SEBRAE/RS participam do evento de lançamento do programa Bem Mais Simples Brasil, que ocorre no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença da presidenta Dilma Rousseff.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: