Mais buscados: mei credito sei boas praticas CONSULTORIA
Da Redação
Uma parceria entre o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e o SEBRAE/RS – Regional Norte visa estimular a economia local através da aplicação de benefícios para micro e pequenas empresas previstos na LC 123/2006. Colaboradores da instituição irão participar de um curso de compras governamentais para compradores com foco nos procedimentos para a elaboração de editais exclusivos para micro e pequenas empresas. A atividade ocorre no Campus do IFRS, em Bento Gonçalves, nos dias 2, 3 e 4 de março.
O IFRS, por conta de suas várias unidades e cursos oferecidos, realiza compras nas mais diversas áreas, incluindo agrícola, material de laboratório, de gêneros alimentícios, de construção e de expediente. A capacitação vai reunir 30 colaboradores e abordar de que forma as compras púbicas podem impulsionar a economia local. Conforme explica o técnico do SEBRAE/RS na regional Planalto Patric Cunha Strapazzon a demanda surgiu por meio de um contato do setor de compras do IFRS – Campus Sertão, na região Norte do Estado. “Eles nos procuraram, e a partir da necessidade apontada indicamos o curso com duração de três dias que, para facilitar a logística, será realizado no Campus de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O objetivo é fomentar o mercado de compras públicas para que as MPEs possam acessar o nicho de compras do setor público”, conta.
O edital exclusivo para pequenos negócios está amparado pela Lei Complementar 123/2006, atualizada pela Lei 147/2014, em que empresas desse porte recebem tratamento diferenciado, simplificado e favorecido nos âmbitos da União, dos estados e municípios. Podem participar das licitações exclusivas quando o valor da compra for de até R$ 80 mil, entre outros benefícios.
A coordenadora de compras e licitações do IFRS – Campus Sertão, Patrícia Cichota, conta que a ideia de buscar a parceria com o SEBRAE/RS surgiu de uma oficina sobre o tema realizado pela entidade. “Foi durante a Semana Orçamentária, em Brasília, em 2014. Achei o método muito dinâmico e funcional, então procurei a unidade da nossa região para realizarmos aqui. O trabalho do SEBRAE é interessante porque engloba tanto os fornecedores quanto os compradores”, disse.
Segundo Patricia, a iniciativa vai estimular o crescimento das empresas e da economia local. “Muitas micro e pequenas empresas não costumam participar desses processos, principalmente quando ligados ao governo, porque não conhecem o sistema em sua totalidade. Então é uma oportunidade para inseri-las no processo”, disse. A coordenadora destaca ainda que a expectativa com essa parceria é grande. “Nós poderemos atender melhor as empresas e gerar desenvolvimento aqui, pois nesses processos é comum trabalharmos com MPEs de outras regiões ou da Capital”, finaliza Patricia.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
11 de Dezembro de 2024Lançamento: Ecossistema de Inovação de Santiago é apresentado no dia 18
SAIBA MAIS11 de Dezembro de 2024
Seminário em Cruz Alta destaca oportunidades de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.