Loading SEBRAE

Mais buscados: mei Crédito SEI boas praticas CONSULTORIA

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Frederico Westphalen coloca em prática ações do Cidade Empreendedora

Município aderiu ao programa do Sebrae RS no início de 2020

atualizado em: 28/05/20

Da Redação

COMPARTILHE

O município de Frederico Westphalen já está realizando ações do programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae RS, em parceria com o município, e que tem foco na melhoria do ambiente de negócios nos municípios gaúchos, por meio de uma estratégia de atuação para o incentivo do empreendedorismo local. Uma dessas ações trata do acesso a um Software de Compras, cuja capacitação para utilização foi realizada em 07/05, de forma remota por conta do distanciamento social ocasionado pelo novo coronavírus.

Frederico Westphalen coloca em prática ações do Cidade Empreendedora

As próximas atividades previstas no município são a pesquisa de satisfação de diagnóstico turístico e as consultorias de Licenciamento Automático (Foto: Ascom/Prefeitura Frederico Westphalen)

“Ele vai servir para duas fontes: uma é para as compras governamentais, para que nós consigamos fazer pesquisas mais detalhadas em editais que outros órgãos já tenham aberto, até em nível nacional; e também estamos programando um treinamento para as nossas empresas locais para que elas possam, além de participarem das nossas licitações, conhecer outras empresas e processos licitatórios que existem na nossa região”, destaca a secretária da Fazenda de Frederico Westphalen, Simone Duarti.

As próximas atividades previstas do Cidade Empreendedora no município são a pesquisa de satisfação de diagnóstico turístico e as consultorias de Licenciamento Automático. Essas ações também serão realizadas de forma remota, devido ao distanciamento social.

Sala do Empreendedor
Outra iniciativa prevista através do programa Cidade Empreendedora é a pesquisa de satisfação com os usuários da Sala do Empreendedor de Frederico Westphalen, que recebeu classificação Ouro, reconhecimento através de uma parceria do Sebrae RS com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que valoriza os serviços prestados à comunidade e a todos os empreendedores da cidade.

O local é mantido pelo poder público municipal para atender os empreendedores, de maneira simplificada e desburocratizada através do Redesimples, com orientação e capacitação. Para isso, esses espaços reúnem em apenas um ponto os serviços oferecidos por várias secretarias e órgãos municipais, como Fazenda, Junta Comercial Digital e Vigilância Sanitária, por exemplo. É através da Sala do Empreendedor que os empresários podem realizar a formalização, emissão de guias e declaração de faturamento do MEI, emissão de alvarás e de certidões municipais, ter acesso a linhas de crédito em parceria com instituições bancárias, assessoria para emissão de notas fiscais, além de ser um espaço para tirar todas as dúvidas do empreendedor. A Sala conta com um espaço coworking para capacitação e com o Espaço Empreendedor Conectado, com acesso a computadores com internet e impressora para uso gratuito.

“Os serviços oferecidos pela Sala do Empreendedor em Frederico Westphalen são importantes, pois é um marco na proposta de desburocratizar e simplificar os serviços com e para os empreendedores locais. Entendemos que ela já está consolidada e é uma realidade. A comunidade já reconhece e valoriza a Sala, validando a sua importância para o município”, relata o secretário de Indústria e Comércio de Frederico Westphalen, Alessandro Molossi.

Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa inédita no Rio Grande do Sul para engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios gaúchos, respeitando suas realidades. O programa tem como objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Com um investimento de R$ 5 milhões, a iniciativa promove a implantação de políticas de desenvolvimento por meio de 10 eixos: os Priorizados, que são Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora; e os Personalizados, que tratam dos temas, Plano de Desenvolvimento Econômico, Valorização das Empresas Locais, Fomento ao Crédito, Inovação, Turismo e Inspeção Municipal.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Março de 2024

SEBRAE lançará edital Tecnova3 no South Summit Brazil

SAIBA MAIS

 

18 de Março de 2024

Projeto Cidade Empreendedora de Santo Ângelo impulsiona crescimento econômico e inovação na região

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: