Loading SEBRAE

Mais buscados: mei CREDITO Sei BOAS Praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Empresários da indústria compartilham histórias de superação

A live com três cases integra o circuito Histórias que Inspiram e ocorre na quarta-feira, 3 de junho

atualizado em: 01/06/20

Da Redação

COMPARTILHE

As diferentes etapas que uma empresa deve seguir para superar momentos de crise, como os que vivenciamos agora, serão apresentadas na live do circuito Histórias que Inspiram dedicada à indústria. “Cada história mostrará uma das etapas desta evolução, desde a preparação interna com gestão financeira, de mercado e estratégica, passando pela rápida reconversão para fazer frente à crise até o desenvolvimento de novos produtos para uma nova realidade de mercado”, afirma o coordenador estadual do Metalmecânico e Energia do Sebrae RS, Fabiano Cislaghi Dallacorte. A live será dia 03 de junho, das 19h às 20h30. Para acompanhar basta acessar sebraers.com.br/historiasqueinspiram.

Empresários da indústria compartilham histórias de superação

Para ilustrar cada uma das etapas foram escolhidos três cases de empresas clientes do Sebrae RS. A Gomasul Borrachas, de Bento Gonçalves, durante a crise do coronavírus baseou toda a sua tomada de decisão em dados de gestão já estruturados anteriormente, o que impactou positivamente a rapidez de adaptação da empresa e nova estruturação em um momento em que a capacidade de caixa foi impactada. A lição que fica é a de como é importante preparar a gestão quando o mercado está em alta para que, em momentos difíceis, a tomada de decisão seja rápida e assertiva.

A Floki, de Novo Hamburgo, no início da pandemia, aliou a sua expertise em automação com novas necessidades de mercado e desenvolveu um equipamento de medição de temperatura de pessoas através de sensor sem contato, com sinalização, para triagem de pessoas com temperatura elevada, destinada ao varejo físico. A reconversão incluiu também o desenho de uma solução de software para unir com sistemas de controle de fluxo de pessoas por sensores em shoppings e grandes áreas de varejo, a fim de fornecer dados mais acurados para análise e posterior tomada de decisão. Para clínicas médicas, desenvolveu um software de agendamento com o objetivo de melhorar o fluxo de atendimento e minimizar problemas de espera.

Já a Dmadero, de Campo Bom, buscou outros mercados além do calçadista e moveleiro e começou a oferecer novos produtos. Iniciou a produção de protetores faciais de acrílico, máscara facial, protetor infantil, totem de álcool em gel e tapete sanitizante. Desenvolveu até um sugador de partículas utilizado por dentistas, mostrando que é preciso muita determinação e não temer ir atrás de novos mercados e alternativas.

Além dos relatos dos empresários, a live terá participação do coordenador do Conselho de Inovação e Tecnologia (CITEC) da FIERGS, Daniel Randon, e do coordenador do Conselho da Pequena e Média Indústria (COPEMI) da

FIERGS, Marlos Davi Schmidt. “É importante mostrar a diferença que faz ter a gestão da empresa na mão, estar preparado para poder atuar de uma forma diferente e sair da inércia”, destaca Schmidt. Ele considera também que o enfrentamento da crise com uma perspectiva positiva é uma das grandes lições que serão deixadas.

Mercopar

Empresas que buscam a inovação para os seus negócios e que estão se transformando, procurando novas oportunidades, expandindo a visualização dos seus produtos e da sua marca também são o foco da Mercopar 2020 – Feira de Inovação Industrial, marcada para os dias 6, 7 e 8 de outubro de 2020, no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul.

Durante a live, será destacado que o Sebrae RS e a FIERGS mantêm a mobilização para a concretização do evento. O entendimento é o de que neste cenário de provável recuperação da economia, a realização da Mercopar assume ainda maior relevância, já que, sendo umas das maiores feiras de inovação industrial da América Latina, será também uma das plataformas para a retomada da atividade industrial no Brasil.

Histórias que Inspiram – Indústria: 03/06

Saiba mais sobre a transformação e a adaptação da indústria para esse novo momento:

Gilson Rigo – Gomasul Borrachas – Bento Gonçalves

Giuliano Hoffmann – Floki – Novo Hamburgo

Everton Lauxen – Dmadero – Campo Bom

Daniel Randon – Coordenador do CITEC/IEL

Marlos Davi Schmidt – Coordenador do COPEMI/FIERGS

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

28 de Março de 2024

Projeto do Lar de Acolhimento São Francisco é premiado pelo Sebrae

SAIBA MAIS

 

27 de Março de 2024

Conheça os vencedores da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: