Mais buscados: mei crEdito Sei boas praticas consultoria
Da Redação
Nem tudo no meio de uma pandemia é considerado notícia ruim. Dentro de um dos setores mais atingidos pela crise econômica, o de alimentos e bebidas, surge uma ideia inovadora: o Galpão Food Hub, considerado o primeiro food hub do Brasil no sistema colaborativo e independente, que consiste na união de empresas para colocarem em prática suas propostas.
A iniciativa, desenvolvida por um grupo de seis restaurantes (Tokyo Sushi, Usina das Massas, Usina do Pastel, Tartoni Ristorante, Restaurante Gambrinus e Fornellone), surge como uma espécie de coworking gastronômico, onde cada um terá a sua própria cozinha, e o público ainda tem a possibilidade do serviço de take away (retire no local). O novo ambiente inaugura dia 27 de julho. “Essa ideia surgiu de um sonho de fazer a expansão da empresa. Nosso modelo inicial era um container para fazer delivery, ter uma cozinha central e receber clientes. Assim, fomos convidando outros empresários, migramos para o galpão e começamos a desenvolver os projetos. Veio a pandemia e não desistimos. Esse sonho vai salvar muitas cozinhas, pois muitos desses empresários estão fechados atualmente”, relata um dos criadores do projeto e proprietário do Tokyo Sushi, Leonardo Prade.
Antes de pensar no Galpão Food Hub, o empresário possuía um restaurante no Praia de Belas, em Porto Alegre. No momento da renovação do contrato, no começo do ano, houve um desacordo comercial, fazendo-o migrar apenas para o delivery, pois esse modelo já representava 20% do negócio. “A pandemia acelerou esse processo porque sou um dos muitos restaurante fechados. Ter um delivery de qualidade não é fácil. Foi preciso pensar em qual embalagem usar, qual o combinado dos pratos, que não são os mesmos do restaurante, e nesse modelo como um todo. E ainda foi necessário contar com o apoio dos entregadores, que acabam sendo os nossos maiores parceiros”, destaca o empresário.
A iniciativa é um dos resultados do Projeto Ganhos Rápidos na Gastronomia, desenvolvido pelo Sebrae RS, em parceria com a Abrasel, e que de agosto a dezembro de 2019 acompanhou um grupo de 15 restaurantes. O projeto experimental ofereceu consultorias especializadas, troca de experiências e uma imersão de cinco dias em São Paulo, onde foi possível visitar operações de destaque e as principais plataformas de delivery como o Ifood, Uber Eats e Rappi, conversar com especialistas e fazer um mergulho nesse mundo. “Criamos um ambiente favorável para que essas empresas pudessem se conhecer e colocar em prática essa ideia. A partir da confiança que já existia, construíram e compartilharam um novo negócio em conjunto. Além de ser um marco para a cidade: empresários colaborando entre si, pensando em um novo modelo de negócios, focado apenas em delivery”, destaca o coordenador de Alimentos e Bebidas do Sebrae RS, Roger Klafke.
O coordenador comenta também que, mesmo antes da pandemia, o delivery já vinha dando indícios de se tornar uma tendência. Há pelo menos quatro anos os restaurantes vêm se preparando para intensificar este modelo de negócio. Acesse sebraeaoseulado.com.br e saiba mais.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
22 de Novembro de 2024Sebrae participa do lançamento da 4ª Edição do Open InnovationX em 2025
SAIBA MAIS22 de Novembro de 2024
Santa Maria conclui capacitações para fortalecer micro e pequenas empresas locais com 196 participantes em 2024
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
14/11/2024 16:32Plano de Voo estreia temporada de podcasts sobre a Mercopar
01/01/2024 15:00Plano de Voo tem dicas para participar da Black Friday sem comprometer as finanças do negócio
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.