
Mais buscados: MEI CREDITO SEI Boas Praticas CONSULTORIA

Da Redação

São Paulo – Bons ares vêm da principal feira nacional de alimentação da América Latina. A Fispal Food Service termina hoje, 12 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, com novidades em equipamentos e serviços para o setor de alimentação fora do lar. A missão gaúcha, liderada pelo SEBRAE/RS, com 45 empresas de todo Estado volta estimulada por práticas de gestão e novas tecnologias.
O coordenador do Programa Polo Gastronômico RS do SEBRAE/RS, Roger Klafke, conta que se impressionou com o crescimento da feira em relação ao ano passado, em expositores e também em público. “Em 2014, ela ocorreu no período da Copa do Mundo e neste ano percebe-se um interesse maior dos empresários em buscar novidades e atualização”, relata. “A Fispal apresenta principalmente máquinas e equipamentos voltados para a produção, como itens para a cozinha, utensílios e móveis”, cita Klafke.
Durante esta semana, os empresários passaram pela feira com 1.450 expositores. Eles se juntaram aos mais de 51 mil profissionais do setor que visitaram o evento, que é referência na América Latina. O grupo também participou de visitas técnicas. No roteiro, estavam alguns dos principais nomes da gastronomia no País e algumas referências em seus segmentos e em gestão, como, por exemplo, o Ráscal, o Restaurante Terraço Itália e o Quintana Bar, além do Eataly, o grupo italiano de alimentação que acaba de se instalar em São Paulo.
A empresária gaúcha Ana Amélia de Freitas Saccol integrou a comitiva. Proprietária de uma rede de seis cantinas presentes em clubes e instituições de Santa Maria, Ana Amélia viajou com uma missão bem específica: buscar novidades e equipamentos para seus novos pontos, que serão instalados no Praia Park, do Clube Dores, com inauguração prevista para novembro. Na bagagem, trouxe equipamentos de pequeno porte, contatos para maquinários maiores e inspiração. Entre as visitas, a que mais impressionou a empresária estava no roteiro por restaurantes. “No Ráscal, o Programa Boas Práticas é minucioso e detalhado. Eles chegam a controlar o lixo para ver se há desperdício e se o peixe está sendo limpo corretamente. Existem até máquinas que controlam a diluição dos produtos de limpeza”, conta Ana Amélia. Para ela, a viagem foi muito produtiva e deve contribuir com a expansão e a melhoria do empreendimento.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.