Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI CREDITO sei Boas Praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Gaúchos buscam novas tecnologias em Holambra

atualizado em: 18/06/15

Da Redação

COMPARTILHE

Programa Juntos para Competir leva hortifrutigrangeiros à Hortitec, estação experimental e Ceasa

Da Redação

Grupo gaúcho na Hortitec, no interior de São Paulo (Foto: Divulgação)

O campo também é palco de inovação. Para conhecer as novidades em técnicas de plantio, cultivo e até venda de hortaliças e frutas, o Programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS) promoveu uma missão para Holambra, no interior de São Paulo, entre os dias 16 e 18 de junho. A cidade é sede da 22ª Hortitec – Exposição de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Protegidas.

É a terceira vez que o Programa reúne produtores rurais para visitar o evento. A gestora de projetos do agronegócio da Serra Gaúcha do SEBRAE/RS, Angélica Louvani Inácio Brandalise, explica a missão: “São 38 produtores rurais que participam do Projeto Desenvolver a Hortifruticultura da Serra Gaúcha em busca de novas tecnologias para culturas como uva, maçã, pêssego, ameixa e hortaliças”. Esses empresários são provenientes de Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos. “O objetivo da viagem é obter informações sobre produção, irrigação, estufas e plasticultura, um tipo de cultivo protegido, muito utilizado em Holambra”, informa.

Além da visita à Hortitec, os produtores também estiveram na Agristar, uma estação experimental fabricante de sementes, e um produtor de tomates em estufa da região. “Fomos ainda à rede Oba Hortifruti, uma das maiores do País, presente em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. No local, foi possível conferir como as embalagens podem agregar valor aos produtos”, conta Angélica.

Além do grupo da Serra, o Juntos para Competir também proporcionou a ida de mais 80 produtores da região Metropolitana e Vale do Sinos, para conhecer as novas tecnologias disponíveis na Hortitec. Os produtores foram acompanhados pelo Supervisor Regional do SENAR/RS, Ricardo Lopes de Almeida.

Para o produtor Jair José Caberlon, que cultiva uva e tomate em estufas em Flores da Cunha, a visita foi muito produtiva. “Percebi a importância da escolha adequada de sementes e também conheci novas técnicas de plantio e manejo”, relata. “Consegui até encontrar uma solução para um problema que estou enfrentando com bactérias no solo a partir da plantação em vasos”, revela Caberlon, que tem 100% de sua produção direcionada para a maior rede de varejo do mundo, o Wal Mart.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

04 de Julho de 2024

Antônio Prado apresentará caso de sucesso sobre desburocratização em Brasília no evento Transformar Juntos

SAIBA MAIS

 

04 de Julho de 2024

Mentorias Solidárias buscam superar pessimismo dos empresários do RS com cenário para os próximos meses

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: