Loading SEBRAE

Mais buscados: mei credito sei boas praticas Consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Lajeado está integrada à REDESIM

atualizado em: 20/07/15

Da Redação

COMPARTILHE

Com o apoio do SEBRAE/RS, em parceria com a Junta Comercial do Rio Grande do Sul, Lajeado é o 3º município do Estado a fazer parte da REDESIM

Da Redação

Da esquerda para a direita: secretário-geral da Jucergs, José Tadeu Jacoby, prefeito de Lajeado, Luís Fernando Schmidt, gerente de Políticas Públicas do SEBRAE/RS, Alessandro Machado, e presidente da Jucergs, Paulo Sérgio Mazzardo (Foto: Divulgação)

Lajeado – O município de Lajeado passou a integrar oficialmente a REDESIM (Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios) desde o dia 15 de julho. De imediato, o impacto para a sociedade local é a desburocratização e a agilidade nos trâmites de formalização de empresas, um estímulo a mais ao empreendedorismo. A REDESIM é um sistema resultante dos esforços do SEBRAE/RS e da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs) no sentido de tornar o trabalho das prefeituras mais efetivo para o desenvolvimento econômico local. 

A solenidade ocorreu no salão de eventos da Prefeitura, com a presença de várias autoridades, como o prefeito Luís Fernando Schmidt; o presidente da Jucergs, Paulo Sérgio Mazzardo; o presidente da Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas na Assembleia Legislativa do Estado, deputado Tiago Simon; o gerente de Políticas Públicas do SEBRAE/RS, Alessandro Machado, e a gerente da Regional Vales do Taquari e Rio Pardo do SEBRAE/RS, Liane Klein.

A gestora da REDESIM pelo SEBRAE/RS, Janaína Zago Medeiros, destaca que a integração do município de Lajeado à REDESIM leva aos empreendedores locais um grande benefício ao concentrar em um mesmo espaço todas as informações, trâmites e outras necessidades que surgem quando fazem pedidos de formalização de empresas. “É uma economia de recursos e de tempo que gera satisfação para todos os envolvidos”, resume.

Antes de a prefeitura estar integrada ao sistema, os empreendedores precisavam percorrer os diversos órgãos envolvidos para encaminhar o registro e o licenciamento de suas empresas. Agora, a entrega da documentação ficou concentrada no escritório da Junta Comercial, no município. Em nome do prefeito de Lajeado, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedei), Ivanete Fracaro, agradeceu ao SEBRAE/RS e à Junta Comercial do RS o empenho em tornar o processo viável. “A formalização da Central do Empreendedor e a integração à REDESIM representam um marco para o desenvolvimento da economia de Lajeado. A inovação deverá incentivar um número maior de empreendedores à formalização. O novo sistema vem garantir mais agilidade na emissão do CNPJ e, consequentemente, no processo de registro de empresas e na obtenção do alvará de funcionamento junto à Prefeitura Municipal. Estimamos que o tempo de redução de todo o processo deverá ser de 50%”, disse Ivanete.

A redução da burocracia se dará pelo fato de a transmissão de dados dos empreendedores estar totalmente interligada à Junta Comercial. “Dessa forma, a Junta Comercial encaminha, via sistema, para a Central do Empreendedor, as informações das quais precisa de confirmações. Do outro lado, os técnicos das secretarias envolvidas, buscam os dados e os repassam à Junta Comercial. A partir disso, é emitido o CNPJ”, detalhou a titular da Sedei. A assessora de Relações Empresarias e Inovação da Central do Empreendedor, Cristiane dos Reis, observou ainda que os ganhos com a nova sistemática de recepção de documentos se concentram na entrada única, no estudo de viabilidade para novos empreendimentos e a diminuição do prazo entre a abertura do protocolo e o início das atividades das empresas.

De acordo com a gestora da REDESIM pelo SEBRAE/RS, os resultados práticos são altamente relevantes para os municípios integrados. “Nenhuma empresa é formalizada no município sem o conhecimento e a autorização prévia da prefeitura, bem como o empresário é informado, antes da sua formalização, de todos os documentos necessários para registro da sua empresa”, conta Janaína. “Com esse trabalho também o tempo médio de registro e a legalização de empresas de baixo risco tende a ser reduzido para sete dias”, complementa Janaína.

Em Lajeado, a Central do Empreendedor está localizada na Rua Júlio de Castilhos, 171 – Centro. O horário de atendimento, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45 de segunda à quinta-feira, e das 8h às 14h, às sextas-feiras.

 

 

 

 

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: