Loading SEBRAE

Mais buscados: Mei crédito sei Boas praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

Seminário Empretec ocorre em Santo Antônio da Patrulha

atualizado em: 20/07/15

Da Redação

COMPARTILHE

A atividade que estimula o comportamento empreendedor será realizada entre os dias 20 e 25 de julho para 23 participantes

Da Redação

Atividades despertam características individuais empreendedoras (Foto: Divulgação)

Santo Antônio da Patrulha – Durante seis dias, empresários e futuros donos de seus próprios negócios em Santo Antônio da Patrulha e região irão participar de um programa intensivo que irá impactar nos negócios. O Seminário Empretec, desenvolvido pelas Nações Unidas e realizado no Brasil pelo SEBRAE, propõe atividades que despertam características individuais empreendedoras. O programa será aplicado entre 20 e 25 de julho, para 23 participantes, por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Santo Antônio Patrulha (ACISAP) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Os encontros ocorrerão na sede da ACISAP (Av. Paulo Maciel de Moraes, 1003, centro). 

As duas primeiras etapas já foram realizadas, que consistem em uma palestra sobre a metodologia do Seminário Empretec, e entrevista individual de seleção. O técnico da Regional Metropolitana do SEBRAE/RS Luciano Barcella Gil conta que “o objetivo é estimular e desenvolver as características empreendedoras dos participantes para prepará-los para o mercado. Alguns querem iniciar um negócio novo, outros já têm a própria empresa, mas querem aprimorar a gestão, então essa atividade é uma solução indicada”, destaca. 

O seminário é realizado em 60 horas de capacitação durante seis dias em turno integral. Os participantes são desafiados em atividades práticas, nas quais existe a oportunidade de obter o retorno do investimento aplicado, que mostram o comportamento de um empreendedor de sucesso, através de 10 características: busca de oportunidade e iniciativa, persistência, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, busca de informações, estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e rede de contatos, e independência e autoconfiança. 

Em 2004, quando era funcionário da Previna Corretora de Seguros, empresa familiar, Rafael Hnszel queria aprofundar seu conhecimento. “Resolvi participar do Empretec, pois estava assumindo funções administrativas, e não tenho formação na área, sou advogado. Ganhei um novo rumo na corretora”, conta. Dois anos depois ele comprou a empresa, e continuou aplicando tudo o que aprendeu na capacitação. “Algo que me marcou muito na época foi a questão da rede de contatos. Passamos a explorar todas as possibilidades, e continuo usando até hoje”, afirma.

Os resultados positivos continuam aparecendo. A corretora cresceu 30% na primeira metade do ano em comparação com 2014. “Estamos em um momento muito bom, identificamos crescimento mesmo diante da crise. Isso se deve, em grande parte, ao que aprendi no seminário. Organização, definir metas, calcular riscos, isso faz muita diferença”, conclui.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

26 de Abril de 2024

Rodadas de Negócios reúnem empresas multissetoriais na FniC 2024

SAIBA MAIS

 

25 de Abril de 2024

Indústria 4.0 já é realidade para micro e pequenas empresas no Brasil

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 27/02/2024 16:18

Plano de Voo, do Sebrae RS, traz as principais tendências da NRF para o varejo

Sebrae RS Podcast 29/01/2024 10:00

Dicas de finanças para empresas é tema do podcast do Sebrae RS

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: