Loading SEBRAE

Mais buscados: MEI Credito sei Boas Praticas consultoria

Loading SEBRAE

Notícias

Notícias

São Marcos se integra à REDESIM

atualizado em: 12/08/15

Da Redação

COMPARTILHE

O município é o sexto do Estado a implantar sistema que agiliza e desburocratiza a abertura de empresas

Da Redação

Município da Serra é o sexto do Estado a implantar o sistema (Foto: Divulgação)

São Marcos – Um importante passo para estimular o empreendedorismo no município. Na sexta-feira, 14 de agosto, São Marcos passará a integrar oficialmente a REDESIM – Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios. O ingresso será formalizado pelo prefeito Demétrio Lazzaretti, juntamente com o gerente da Regional Serra Gaúcha do SEBRAE/RS, Rogério Rodrigues. A solenidade será realizada às 15h, na sede da Prefeitura Municipal (Avenida Venâncio Aires, 720).

No Estado, o SEBRAE/RS e a Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JUCERGS) são parceiros na implementação da REDESIM em municípios com o objetivo de simplificar e desburocratizar o registro e a legalização de empresas. O presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Sul, Paulo Mazzardo, destaca que a REDESIM é uma iniciativa no sentido de padronizar as melhores práticas na implantação do sistema e possibilitar o aprendizado para acelerar a simplificação do registro e legalização das empresas. “O objetivo é estimular, cada vez mais, a criação de um ambiente de negócios mais favorável ao empreendedorismo, para trazer novos investimentos e ajudar o desenvolvimento do Estado e do País”, informa.

O gestor de Políticas Públicas pelo SEBRAE/RS, Alexandre Schmitt, destaca que o processo em São Marcos foi marcado pela agilidade, com a implantação realizada em menos de três meses. “Primeiro, avaliamos o fluxo de registro de empresas de São Marcos, que já contava com a Sala do Empreendedor, propiciando a entrada única de documentos”, conta o gestor.

O avanço para os empresários é significativo. Antes, era preciso passar por cinco órgãos para oficializar o registro de um empreendimento. “Eram quatro áreas diferentes, como vigilância sanitária, localização, zoneamento e meio ambiente, além do Corpo de Bombeiros”, relata a agente de desenvolvimento Lucimar Silva Schönfeldt. Em cada um desses locais era preciso levar cópias de documentos, preencher requerimentos e as informações sobre o registro de empresas não estavam disponíveis no site ou de forma impressa. “Agora, tudo será centralizado na Sala do Empreendedor e os futuros empresários poderão verificar as informações no portal da Prefeitura e verificar a viabilidade do negócio, a partir de um link no site da Junta Comercial”, explica a agente. Atualmente, a abertura de empresas leva de 45 a 115 dias, dependendo da complexidade do empreendimento e da necessidade de licenças ambientais e sanitárias. “A partir da REDESIM, a meta é fazer todo processo em cinco dias, a partir da liberação da Junta Comercial”, ressalta Lucimar.

Esteio, Garibaldi, Lajeado, Guaíba e Nova Santa Rita também estão integrados à REDESIM no Estado. O SEBRAE/RS e a Junta Comercial pretendem levar a solução integrada para 34 municípios até o final do ano.

A REDESIM

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007 e atualmente está vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa – SMPE.

Benefícios para o município:

  • Base de dados centralizada e compartilhada;
  • Incremento dos impostos municipais, através do aumento de formalização de empresas;
  • Redução do custo operacional das partes envolvidas;
  • Maior desenvolvimento do município.

Benefícios para o usuário:

  • Entrada única de dados cadastrais e documentos;
  • Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
  • Extinção da duplicidade de exigências;
  • Redução da burocracia através da modernização da gestão municipal;
  • Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

12 de Dezembro de 2025

4 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento

SAIBA MAIS

 

12 de Dezembro de 2025

Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025

SAIBA MAIS

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/10/2025 16:30

Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado

Sebrae RS Podcast 16/07/2025 10:00

Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas

Atendimento - Chat

Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)

Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.

Início em: