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Da Redação
Quando você tem uma empresa, há duas maneiras de enxergar outros negócios do mesmo setor: como concorrentes ou como parceiros. Ao optar pela segunda opção, um grupo de empresárias que participam do projeto Conexão E-commerce do Sebrae RS aumentou o sucesso nas redes sociais com ações em conjunto.
Lideradas por nove mulheres, oito marcas de moda passaram a promover os produtos das outras nas próprias plataformas. Uma das integrantes do grupo, Fabiane Richter Rittes, proprietária da Lizáli Moda Feminina, conta que a parceria começou no início do ano, quando a pandemia fez com que os encontros do projeto Conexão E-commerce passassem a ser online — apenas o primeiro foi realizado presencialmente. “O início da pandemia foi muito difícil para quem trabalha com moda, quem tem loja física teve que fechar. Então, formamos um grupo no WhatsApp para conversar sobre a situação, desabafar e apoiar umas às outras. Ser empreendedora, às vezes, é muito solitário, porque tu não tens com quem discutir antes de tomar as decisões. No grupo, quem tem mais experiência em alguma coisa ajuda a outra”, relata.
Gestora de projetos do Sebrae RS, Katia Boeira Santana afirma que a colaboração e a cocriação geram grandes oportunidades às empresas. “É mais fácil que marcas cresçam juntas do que separadas, pois há mais pessoas pensando em soluções para um mesmo objetivo de desenvolvimento”, afirma.
Nas redes sociais, inicialmente, as integrantes do grupo curtiam, comentavam e compartilhavam os posts das outras como estratégia para gerar engajamento. Depois, como também passaram a comprar produtos vendidos pelas parceiras, começaram a gerar conteúdo sobre outras lojas nas plataformas das próprias marcas. Assim, tornaram-se as próprias influenciadoras, dicas que receberam no projeto Conexão E-commerce. “Os consultores do Sebrae sempre dizem que temos de ser as melhores influenciadoras das nossas próprias marcas. Então, passamos a fazer isso também para as lojas das outras integrantes do grupo”, conta Fabiane.
Sucesso na internet, vídeo virou notícia na mídia
A ação de maior sucesso foi um vídeo que elas produziram juntas para o Dia do Empreendedorismo Feminino, comemorado em 19 de novembro. Com a mesma estética de edição que viralizou com grandes marcas, fizeram uma produção em que uma recebe um produto e repassa para a outra. Foi roteirizado, gravado e editado por elas. “Uma coisa que aprendemos no Conexão E-commerce é que temos que perder a vergonha e ir para a frente das câmeras. O público se identifica com quem está com a mão na massa”, relata Fabiane. O vídeo chegou a ser republicado na página da colunista de economia Giane Guerra, da GaúchaZH, e também serviu para que as empresárias divulgassem um cupom de desconto válido para comprar em todas as marcas.
A aposta na coletividade, o apoio mútuo emocional e profissional e as dicas do Sebrae RS contribuíram para que as oito empresas tivessem aumento nas vendas na pandemia, que chegou a 300%. “Sem as consultorias, neste ano, não sei o que seria da minha empresa. Tive aconselhamentos financeiro, criativo, de análise de dados e de vendas online que me fizeram mergulhar nos estudos quando tive que fechar a loja física por causa do coronavírus. Quero seguir participando do Conexão E-commerce no ano que vem”, revela Fabiane, acrescentando que o grupo de empresárias seguirá firme e com novas ações conjuntas em 2021.
Média do aumento de vendas dos participantes do projeto chegou a 87%
Katia conta que estar dentro de uma iniciativa de desenvolvimento do e-commerce antes do início da pandemia foi essencial para preparar os empresários para a mudança de consumo ocasionada pela Covid-19. Com isso, as 33 empresas participantes do Conexão E-commerce conseguiram, em média, aumentar as vendas em 87% — quase o triplo da projeção de crescimento do e-commerce nacional, de 30%.
“Fizemos um acompanhamento ao longo do ano olhando não apenas para o processo de vendas online, mas para todo o negócio, enxergando as empresas de forma sistêmica. Trabalhamos desde o produto ao posicionamento do próprio empresário, focados em orientações para que os pequenos negócios pudessem performar melhor na internet”, conta Katia.
A gestora ressalta que todo esse apoio não teria resultados se os participantes não tivessem proatividade, assim como o grupo de mulheres. “O e-commerce não gera vendas sem estratégia e capacidade de execução. Nós ajudamos na estratégia, mas a execução precisa partir da empresa. Neste ano, tivemos participantes que não vendiam nada pela internet e já estão na média dos R$ 30 mil mensais”, afirma.
Em faturamento, as empresas participantes do Conexão E-commerce somaram mais de R$ 6 milhões até novembro, um crescimento de 350%. E, para 2021, têm a meta de dobrar esse valor. “Vamos seguir com esse grupo mais maduro no e-commerce, mas também abrimos vagas para negócios iniciantes”, informa Katia Boeira.
Conheça as empresárias e as marcas que integram o grupo de mulheres
– Fabiane Richter Rittes, da Lizáli Moda Feminina
– Aline Oliveira Alves e Violeta Gelatti Lima, da Dona Lua Joias
– Maristela Guidotti, da Donna Guerriera Bolsas de Couro
– Cristiane Borba, da Bolsas Invez
– Laura Schüler Quadrado, da Sonho de Consumo Store
– Cristiane Boaretto, da Unique Alfaiataria
– Dinara Dal Prá, da Di Lingeries
– Luciane Ongaratto, da Lu Ongaratto Marketing de Moda
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