
Mais buscados: MeI Credito sei Boas Praticas consultoria

Da Redação

Novo Hamburgo – O setor de calçados decidiu não fazer parte da crise. Essa é a proposta da Rede de Serviços Tecnológicos, um projeto realizado em parceria entre o SEBRAE, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Centro de Tecnologia e Qualidade do Setor de Móveis da Região de Mache (Cosmob), da Itália. O grupo que promove crescimento a partir de soluções inovadoras realiza na terça-feira, 29 de setembro, a partir das 18h, o 2º Workshop RST – Caminhos e Oportunidades para o Setor Calçadista. O evento ocorre na Fenac (Avenida Nações Unidas, no Bairro Pátria Nova, em Novo Hamburgo). As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo telefone 0800-570-0800. Vagas limitadas.
O coordenador estadual do setor de moda do SEBRAE/RS, Paulo Bruscato, explica que o objetivo do encontro é levar para os empresários conhecimentos relacionados ao tratamento da crise. “O lema é ‘não faça parte da crise’ e vamos abordar aspectos de gestão, financeiros, econômicos e oportunidades comerciais no Brasil e no mundo”, informa Bruscato.
O próprio SEBRAE/RS aderiu a essa visão. “Não vamos deixar de investir no setor calçadista. A ideia é manter e aumentar os incentivos”, revela o coordenador. Um exemplo é a previsão para a Couromoda, a maior mostra de calçados das Américas, que ocorre em janeiro de 2016. “Devemos aumentar nossa participação de 55 empresas este ano para até 65 expositores apoiados na próxima edição”, antecipa. O crescimento se deve a percepção de que é preciso ampliar a visibilidade da indústria calçadista gaúcha no Brasil e, em especial, no exterior, em função do perfil dos visitantes da feira.
Uma mostra de que investir em inovação traz resultados também está no caso de sucesso que será apresentado no workshop. É a Tecsistel, vencedora do Prêmio Nacional da Inovação. A pequena indústria com sede em Novo Hamburgo atua há 18 anos na área de projetos e produtos tecnológicos para outras empresas. “Produzimos máquinas para ensaios e testes de resistência e pressão em diferentes materiais”, explica o sócio-diretor, Evandro Becker. O empreendimento foi premiado pela implantação do Programa de Incentivo à Inovação, uma política interna que estimula a equipe a sugerir melhorias para a empresa. Com a iniciativa, os resultados começaram a aparecer. “Temos uma previsão de crescimento animadora para tempos de contexto econômico nem tão favorável”, acrescenta Becker.
Confira a programação completa do 2º Workshop RST
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.