
Mais buscados: MEI Credito Sei Boas Praticas consultoria

Da Redação

Porto Alegre – O Movimento Compre do Pequeno Negócio, campanha do SEBRAE lançada em agosto, terá o seu ponto alto no dia 5 de outubro. A data foi escolhida por ser o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. As atividades, porém, iniciaram em agosto, e contemplam capacitações e informações para estimular empresários dos mais diversos segmentos de atuação a atender mais e melhor seus clientes. Por meio do hotsite, o movimento ganhou visibilidade on-line e a população em geral teve conhecimento sobre a importância de apoiar o consumo consciente o mais próximo possível de suas residências.
Alguns dados relevantes apontados pelo SEBRAE justificam o esforço para estimular os pequenos negócios. Existem no Brasil mais de 10 milhões de empresas formalizadas, com faturamento anual de no máximo R$ 3,6 milhões. No Rio Grande do Sul, o número é de 1,2 milhão de estabelecimentos, responsáveis por gerar 66% dos postos de trabalho e 33% de participação no Produto Interno Bruto (PIB). “É com base nisso que queremos conscientizar sobre a importância desses negócios em nossa economia”, ressalta a gerente de Atendimento Individual do SEBRAE/RS, Viviane Ferran.
No Estado, desde que a campanha foi lançada, em agosto, empreendedores foram recebidos nas regionais e em tendas instaladas em pontos movimentados em diversas cidades. A Semana de Capacitação, realizada entre 21 e 26 de setembro, aplicou atividades como consultorias, oficinas, missões empresariais e rodadas de negócio, somando mais de 6 mil empreendimentos atendidos. Outras ações também chegaram a um grande número de empresários, entre eles quem visitou a Expointer. Foram realizados atendimentos e distribuição de cartilhas de Gestão ao Produtor Rural. Por meio de palestras, seminários e outras ações, o número de empresas participantes passou de dois mil.
O Movimento Compre do Pequeno Negócio trabalha com cinco princípios: negócios diversificados ao alcance; geração de empregos formais (muitas vezes os pequenos negócios são a primeira atividade profissional de um indivíduo); permanência de renda no bairro; desenvolvimento da comunidade e impulso da economia. Conforme Viviane, “o projeto como um todo pode ser visto como uma grande mobilização para a sociedade e, especialmente, para estimular os pequenos negócios. “As capacitações e todos os serviços disponíveis no SEBRAE possuem um olhar de desenvolvimento. Fazer com que os empreendedores fiquem prontos para receber seus clientes sempre melhor”, diz a executiva.
O hotsite, desenvolvido especialmente para a campanha, permite que as empresas se cadastrem, formando, assim, um banco de dados disponível para consulta. Por meio de geolocalização, o usuário encontrará todos os serviços disponíveis na região em que estiver. Até o momento, foram contabilizados mais de 500 mil usuários e 4,5 milhões de acessos em todo o Brasil. “É importante ressaltar que as atividades não param após o dia 5. São serviços que o SEBRAE/RS está em constante realização”, finaliza Viviane.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.