
Mais buscados: mEI Credito Sei boas Praticas CONSULTORIA

Da Redação

Brasília – 56,2 milhões de pessoas compraram de micro e pequenas empresas nessa segunda-feira, 5 de outubro, em todo o Brasil. Também houve a adesão de mais de 184 mil empresas ao Movimento Compre do Pequeno Negócio, iniciativa do SEBRAE para transformar o Dia da Micro e Pequena Empresa em uma data de mobilização da sociedade para consumir produtos e serviços de pequenos negócios e, assim, movimentar a economia. Os dados apontam também que 88,2 milhões declararam que o Movimento incentiva a compra em pequenos negócios.
“Este foi o primeiro ano do Movimento, mas ele será permanente. Queremos que se transforme em uma data simbólica para o varejo. Em apenas dois meses, desde que lançamos a ação, a adesão foi muito positiva. Os números devem crescer à medida que o Compre do Pequeno seja abraçado pela sociedade”, comemora o presidente do SEBRAE, Luiz Barretto.
Lançado em 5 de agosto, o Movimento Compre do Pequeno Negócio tem o objetivo de estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por empresas de pequeno porte, aquelas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano. Durante esse período, os consumidores e os empresários foram mobilizados principalmente pela internet. O site desenvolvido especialmente para a iniciativa cadastrou mais de 184 mil empresas e cerca de 7 mil apoiadores e parceiros. E continuará no ar, para receber novas adesões.
As redes sociais também tiveram importante participação na mobilização – a fanpage do Movimento somou quase 219 mil seguidores. O hotsite Compre do Pequeno Negócio recebeu mais de 6,4 milhões de visualizações em 60 dias. A página do Facebook do Movimento com publicações diárias alcançou mais de 97 milhões de pessoas.
O Movimento Compre do Pequeno Negócio atuou em duas frentes: de um lado mostrou para o consumidor que, ao comprar de um pequeno negócio, ele ajuda a gerar empregos e a movimentar toda a economia – as mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas brasileiras respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 52% do total de empregos com carteira assinada.
Do outro, mobilizou empresários, para que eles se tornassem mais eficientes e atendessem melhor seus clientes. Dos dias 21 a 26 de setembro, foram realizados cerca de 270 mil atendimentos por meio de palestras, consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente que ocorreram em todo o país durante a Semana de Capacitação, cujo objetivo foi preparar os empreendedores para o 5 de outubro.
Confira imagens do dia 05 de Outubro no Rio Grande do Sul
Hábitos de Consumo
Como parte das ações, o SEBRAE quis conhecer os hábitos de consumo dos brasileiros e descobriu que, mesmo em época de crise, o preço não é o fator determinante para o consumidor. Pesquisa realizada no site do Movimento Compre do Pequeno Negócio com mais de 33 mil pessoas entre clientes e donos de pequenos comércios e serviços em todo o Brasil apontou que o bom atendimento, a qualidade e a variedade do produto são variáveis mais importantes na hora da compra.
Embora o preço tenha importância na decisão de compra do consumidor, ele não foi a principal resposta. Em primeiro lugar, o consumidor apontou o bom atendimento como fator preponderante na hora de escolher um estabelecimento. E, nesse ponto, o dono do pequeno negócio conhece seus clientes porque, segundo a pesquisa, metade deles é da vizinhança. Assim, 37% dos donos de pequenos negócios declara manter algum tipo de relacionamento com o cliente após a venda, seja pessoalmente ou por e-mail, telefone e redes sociais, e 36% entregam em domicílio.
Logo depois, na preferência do consumidor, está a qualidade no produto ou no serviço que adquire, o que mostra a importância do empresário se preparar, melhorar os processos e oferecer mercadorias e serviços de alto nível. Entre as motivações para a compra, o consumidor aponta como importante “ter o que ele precisa”, o que é mais uma vantagem para o pequeno negócio, já que 45% deles estudam o perfil dos clientes para oferecer produtos e serviços mais adequados.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
17 de Dezembro de 2025Sala do Empreendedor de Garibaldi conquista Selo Prata em avaliação nacional do Sebrae
SAIBA MAIS17 de Dezembro de 2025
Sala do Empreendedor de Caxias do Sul recebe Selo Prata Sebrae de Referência em Atendimento
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.