
Mais buscados: MeI Credito sei Boas Praticas consultoria

Da Redação

Caxias do Sul – Diante do atual cenário econômico do País, a Eco Mach, de Caxias do Sul/RS, vem estimulando o empresariado do setor metalmecânico a otimizar suas atividades em pelos menos três frentes: financeira, meio ambiente e saúde do trabalhador. A empresa lança na Mercopar deste ano, Feira de Subcontratação e Inovação Industrial, que acontece até a próxima sexta-feira (09) em Caxias do Sul, uma linha de óleos orgânicos – hidráulicos, lubrificantes, refrigerantes e pneumáticos – que, por não serem originados do petróleo, como os óleos minerais, não agridem o meio ambiente e nem atingem a saúde dos colaboradores. São os chamados óleos classe 2. Com isso, o empresário não tem necessidade de pagar insalubridade ao trabalhador.
Em sua quinta participação na Mercopar, a Eco Mach chegou aos óleos orgânicos depois de percorrer um interessante caminho de regeneração de óleos solúveis. Quando chegou à feira, há cinco edições, a empresa apresentou o primeiro equipamento regenerador de óleo solúvel. Com ele, é possível não somente reutilizar o óleo de suas máquinas, mas regenerá-lo. Ou seja, 95% do material que seria descartado passa por um processo que elimina os micro-organismos e bactérias que contaminam o óleo solúvel durante seu uso. “Já tivemos clientes que economizaram quase 1 milhão de reais na compra de óleos em um ano”, assegura o diretor comercial da Eco Mach, Agenor Fortuna de Carvalho.
Sugestão de clientes levou ao desenvolvimento de produtos – Foram os próprios clientes da Eco Mach que sugeriram a criação de óleos sustentáveis. No ano passado, a empresa apresentou na Mercopar o óleo orgânico feito a partir da casca do arroz. Depois de pesquisas e testes, chegou aos produtos desenvolvidos agora. “É uma nova forma de pensar e agir dentro de um ambiente industrial, há ganhos de todos os lados”, comenta o diretor, ao ressaltar que o cliente que usa o óleo fabricado a partir do petróleo ainda tem um grande gasto com o descarte do produto.
O foco da empresa é a região Sul do Brasil, onde busca desenvolver um sólido trabalho de acompanhamento e pós-venda. Por outro lado, Carvalho vislumbra a exportação tanto de equipamentos quanto de óleos. E, o mais interessante, é que os próprios óleos orgânicos também podem passar pelo mesmo processo de regeneração dos óleos minerais, com a vantagem da insalubridade. “Se há perda de propriedades, é só aumentar a emulsão de óleo”, afirma o diretor da empresa.
A Mercopar é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. O cadastro para visitação, assim como mais informações, podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br.
Siga o SEBRAE RS
Notícias
12 de Dezembro de 20254 Salas do Empreendedor da região dos Vales recebem certificação de selo de referência em atendimento
SAIBA MAIS12 de Dezembro de 2025
Com atuação em mais de 50 municípios, Programa Cidade Empreendedora fortalece a retomada econômica do RS em 2025
SAIBA MAISOuça o podcast do SEBRAE
17/10/2025 16:30
Primeira edição do Camaquã Summit movimenta negócios no sul do Estado
16/07/2025 10:00
Da tecnologia às pessoas, podcast do Sebrae RS traz tendências para o setor de alimentos e bebidas
Atendimento - Chat
Olá, tudo bem? Preencha os campos para iniciarmos o chat. ;)
Por favor, preencha o formulário abaixo e retornaremos seu contato assim que possível.