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Da Redação
Porto Alegre – Os empresários gaúchos que integraram uma missão à 104ª edição da Retail’s Big Show (NRF), em Nova Iorque, no início deste ano, já apontam melhorias na gestão de seus negócios. Após a visita para aquele que é considerado o maior evento varejista do mundo, o SEBRAE/RS auxiliou os participantes na elaboração de um diagnóstico para identificar possíveis inovações de gestão. Entre essas empresas está o Mercado Brasco, localizado na Capital, que trouxe na bagagem muitas ideias para impulsionar suas atividades.
Sócio do empreendimento, inaugurado há dois anos no bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre, Gabriel Drumond era um dos 50 gaúchos integrantes da delegação brasileira, que teve 1.800 varejistas expositores na feira. Ele conta que sempre nutriu o sonho de participar do evento e, com isso, buscar inspiração para o futuro do seu negócio. “Foi muito interessante pra mim, porque pude conhecer tendências, conversar com empresários e identificar o que poderia aplicar por aqui”, ressalta.
A criação da loja surgiu quando ele e outros dois sócios estavam na faculdade. Insatisfeitos com o estágio que faziam, aproveitaram uma viagem a Londres para conhecer melhor o segmento em que estavam planejando entrar. “A cultura do mercado de bairro é muito forte por lá, e isso é algo que valorizamos, portanto aplicamos aqui”, conta. A empresa têm se destacado por aspectos como atendimento, criando uma relação de vizinhança com o cliente.
Além da programação da feira, foram realizadas visitas técnicas para empresas referência na cidade, entre elas as lojas B&H, Macy’s, Sabon, Rebecca Minkoff, Campers, Samsung Galaxy Studio e M&M. O técnico do SEBRAE/RS Fabiano Zortea conta que no final de 2014 esses empresários participaram de um projeto de capacitação internacional. “Foi um trabalho de orientação, que os preparou para essa missão. Eles conseguiram absorver muito conhecimento, realizaram contatos e refletiram sobre melhorias”, disse.
No retorno da viagem, Drumond realizou um diagnóstico, com acompanhamento de técnicos do SEBRAE/RS, entre fevereiro e agosto, para verificar em que pontos poderia direcionar esforços. Um dos itens de maior destaque, conforme explica, foi o visual merchandising no ponto de venda. “Durante o tempo que estive lá compartilhei muitas fotos e informações com os funcionários por meio de um grupo no whatsapp. Pensamos em maneiras de expor melhor os produtos”, exemplifica o empresário.
Outra referência que serviu como inspiração para Drumond foram os eventos que varejistas realizam para testar novos produtos. “Eles fazem atividades abertas onde o público pode conhecer o local e provar os itens, e assim ver o que mais agrada para disponibilizar nas prateleiras”, explica. E esse é um dos pontos fortes do Brasco. Regularmente a empresa realiza eventos, que tem sido muito procurados pelos clientes. “Nunca pensamos em copiar nenhum modelo, mas a sistemática se mostrou eficiente, então adaptamos para nosso público”, ressalta Drumond.
Além das mudanças iniciais, que incluíram uma aproximação ainda maior com o consumidor do bairro e com os fornecedores, uma segunda unidade foi inaugurada no Viva Open Mall; no bairro Vila Jardim, já orientada a partir dessa experiência. O empreendedor destaca outro ganho importante. “Me fez refletir sobre muitas coisas. Entender como o segmento funciona ajuda no momento de definir estratégias para o futuro”, finaliza.
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